A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) vai lançar oficialmente, no Agreste do estado, a Rota da Cachaça, um roteiro por engenhos, fábricas e restaurantes, que deve movimentar ainda mais o turismo na região. O evento acontecerá no Engenho Caraçuípe, em Campo Alegre, no dia 13 de setembro, Dia Nacional da Cachaça.
O lançamento contará com a presença de aproximadamente 70 convidados, entre agentes de viagens e jornalistas. Serão apresentados todos os detalhes do novo roteiro turístico, além de reforçar a importância da interiorização e regionalização do turismo.
De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, a iniciativa visa destacar o potencial turístico das regiões produtoras de cachaça no estado, ressaltando a tradição e a autenticidade do produto que faz parte da história e da cultura alagoana.
“O trabalho que estamos desenvolvendo, que une o poder público com a iniciativa privada, tem dado bons resultados e a concretização da Rota da Cachaça é mais uma prova disso. Estamos muito realizados em conseguir lançar esta novidade, que além de falar um pouco sobre as raízes do nosso povo, mostra a força dos nossos empreendimentos, premiados internacionalmente”, ressaltou a secretária.
Durante o evento de lançamento no Agreste, os participantes terão a oportunidade de degustar cachaças produzidas por cinco engenhos da região, além de pratos que utilizam as bebidas nas receitas, como também poderão conhecer mais sobre o processo de fabricação da cachaça.
A Rota
O passeio, oferecido por dezenas de agências de viagens alagoanas, pode ser realizado em oito pontos do estado. Os diversos pacotes podem ser no formato de “bate-volta”, saindo da capital, como também um passeio completo, com hospedagens em hotéis da região.
Com a proximidade da região metropolitana de Maceió, turistas que estão na capital ou em municípios turísticos vizinhos como Marechal Deodoro e Barra de São Miguel podem experimentar esta nova experiência do Destino Alagoas.
Entre as fábricas que podem ser visitadas na região do agreste estão o Engenho Caraçuípe, Cachaçaria Brejo dos Bois, Cachaçaria Coração da Mata, Cachaçaria Gogó da Ema e a Taverna Beer, uma fábrica de cerveja que passou a produzir cachaças recentemente.
Além das produtoras de cachaça, os passeios podem incluir outros empreendimentos da região, como o Engenho do Queijo, o Empório Alegre e vários outros restaurantes dos municípios do agreste.
LEIA TAMBÉM: Rota da Cachaça é lançada para agentes de viagem do Nordeste e MG