Prefeito de Maragogi, segundo maior polo hoteleiro de Alagoas, Fernando Sérgio Lira fez um balanço positivo das suas duas gestões (8 anos), cujo último mandato se encerra no próximo dia 31 de dezembro. Em entrevista coletiva realizada na noite dessa quinta-feira (19), no resort Grand Oca, ele apresentou os avanços em diversas áreas da administração pública municipal, sobretudo no turismo.
“É fundamental para Alagoas que Maragogi dê certo. Com as contas em dia, o município vive hoje o pleno emprego. Consolidou-se como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Em oito anos, os leitos (da hotelaria) saltaram de 5 mil para 13 mil e a taxa (média) de ocupação dos hotéis saltou de 63% para 85%”, celebrou o gestor. Ele estima que o número de leitos triplique até o primeiro semestre do próximo ano.
O prefeito lembrou que Maragogi foi eleito o Melhor Destino de Praia do Brasil e a 2ª Melhor Cidade no Prêmio Viagem e Turismo (2024/25), com destaques também para os equipamentos hoteleiros: Anttunina Pousada e Spa (Melhor Pousada de Praia do Brasil) e Pousada Olho D’Água (2º lugar na mesma categoria), além do Salinas do Maragogi (2º Melhor Resort do Brasil).
“Maragogi, pioneiramente, tem uma estrutura que é a governança aplicada ao turismo com o seu conselho, que é deliberativo e consultivo, e com uma parcela do ISS recolhida e aplicada em feiras e eventos de promoção do destino”, pontuou o prefeito.
LEIA TAMBÉM: Maragogi é o destino nacional preferido dos brasileiros para a alta temporada
No tocante à estruturação das atividades turísticas, Sérgio Lira destacou a implantação do Cadastro Único dos Prestadores de Serviços de Maragogi, destinado à regularização e padronização dos serviços turísticos, incluindo hotéis, guias e operadoras de passeio.
Turismo regenerativo
Outro ponto destacado foi o turismo regenerativo, por meio do Termo de Cooperação firmado entre o município e a Biofábrica de Corais – Startup de Biotecnologia e Restauração de Ecossistemas Recifais.
A iniciativa busca regenerar e tentar salvar os corais existentes na costa do município, localizado no Litoral Norte de Alagoas, integrante da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais. Colônias inteiras sofrem, sobretudo, com o branqueamento provocado pelo aquecimento oceânico e a consequente morte desses organismos, dentre outros danos.
Na infraestrutura turística, Sérgio Lira citou os convênios firmados com o Ministério do Turismo, com mais de R$ 8,2 milhões que estão sendo investidos na construção do Centro de Convenções, do Terminal Rodoviário, do Pavilhão do Artesanato, dos pórticos de entrada, em São Bento e Peroba e de um mirante no Alto do Cruzeiro.
Mereceu destaque ainda a criação do Roteiro Turístico de Experiência no histórico distrito de São Bento.
“O que toca meu coração agora é a saudade; saudade que vou sentir de cada um. Gosto nem de pensar no amanhecer do 1° de janeiro de 2025 sem o calor de vocês. Reconstruímos uma cidade destruída. Deposito em Dani (prefeito eleito), toda a confiança para superar novos desafios e sustentar as conquistas que alcançamos. Esse novo tempo de futuro que conquistamos não pode ter mais volta”, concluiu Sérgio Lira.
LEIA TAMBÉM: Maragogi é um dos destinos nacionais mais buscados para as festas de Natal e Réveillon