Maceió, AL

30°C
Clear sky

Em Maragogi, distrito de São Bento ganha Roteiro Turístico de Experiência

Produto foi lançando pelo Município, que implementou também o Cadastro Único Digital dos Prestadores de Serviço
Crôas de São Bento ficam a 2 km da costa de Maragogi (foto: Ascom Maragogi)

Um roteiro que envolve turismo de base comunitária, história, religião, gastronomia e hospedagem de charme. Assim é o distrito de São Bento, em Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas. O produto foi lançado na noite dessa quinta-feira (25) pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

O evento aconteceu na Pousada Camurim Grande e reuniu representantes do trade turístico, secretários municipais e o prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira. Aliado ao Roteiro de Turismo de Experiência em São Bento, o Município também lançou o Cadastro Único Digital dos Prestadores de Serviços Turísticos de Maragogi.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


O secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Diego Vasconcelos, explica que o Roteiro de Experiência em São Bento pode ser feito em um dia.

O turista conhece a produção das famosas bolachas Maragogi e do bolo de goma, o labor dos pescadores e marisqueiras; embarca numa jangada para se banhar nas Crôas de São Bento (a 2 km da costa) e, ao final do dia, conhece as ruínas do Mosteiro (Igreja) de São Bento, onde pode contemplar um lindo pôr do sol.

Roteiro de Experiência foi lançado na Pousada Camurim Grande (foto: Severino Carvalho)

Os trajetos mais longos são feitos de Buggy e os mais curtos, em prosaicos Tuk-tuks.

“A gente lança esse produto turístico de base comunitária com os nossos operadores devidamente identificados e com o Cadastro Único Digital e uma ferramenta também digital para essa comercialização, estabilizando preço e ampliando o leque comercial”, explica Diego Vasconcelos.

Roteiro criado em São Bento valoriza o turismo de base comunitária (foto: Ascom Maragogi)

O criador de conteúdo digital Gerald Carvalho conheceu o Roteiro de Experiência em São Bento e se encantou.

“Foi uma experiência bem diferenciada. Estivemos nas Crôas de São Bento, que são um espetáculo à parte; é uma piscina diferente das demais que existem em Maragogi. Todas são muito bonitas, mas as Crôas têm uma particularidade, um charme que vai encantar muita gente. Sem contar que parte da história de Maragogi passa por São Bento. Então, sem dúvidas, São Bento está entre os destinos de charme que vão despontar nos próximos dois anos”, aposta Gerald.

Mergulho nas piscinas naturais das Crôas de São Bento (foto: Ascom Maragogi)

Investimentos

E foi em São Bento que o hoteleiro Iran Cavalcante instalou, em novembro de 2021, o Villa Pantai Boutique Hotel Maragogi, um empreendimento de charme com 21 unidades habitacionais, entre bangalôs e apartamentos com piscinas privativas na varanda, voltados para o mar de São Bento.

Villa Pantai: conforto e sofisticação na praia de São Bento, em Maragogi

“Temos alguns empreendimentos como o Villa de Taipa, em Japaratinga; o Villa Pantai, em São Miguel dos Milagres; e eu queria abrir uma nova Villa Pantai em Maragogi. Saí procurando um lugar que me tocasse. E eu vi em São Bento um potencial muito forte. Então decidi lançar o Villa Pantai Maragogi em São Bento, por aquele bucolismo, um lugar encantador. E fico muito feliz pela Secretaria Municipal de Turismo estar desbravando São Bento. E que venham outros empreendimentos!”, declarou Iran.

Segundo o secretário municipal da Fazenda, Paulo Vargas, a região que compreende São Bento e a Praia do Camacho está recebendo quatro grandes investimentos dos grupos GAV e Max Plural, empreendimentos mobiliários multipropriedade; e Amarante e Brisa, equipamentos hoteleiros.

“O somatório desses quatro investimentos dá 1.400 unidades hoteleiras, isso representa um incremento de 3 mil turistas, em média”, pontua Vargas. Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, existem em atividade, na região, oito empreendimentos hoteleiros.

Infraestrutura

Para garantir a infraestrutura necessária à atividade turística, a Prefeitura de Maragogi executa obras de urbanismo em São Bento. De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Orçamento, Gestão e Patrimônio, Thomaz Lira, a prefeitura fará a pavimentação asfáltica de toda a orla e dos principais acessos ao distrito.

Ainda de acordo com ele, as obras contemplam a drenagem das águas e o saneamento, obras já executadas nos trechos que vão receber o asfalto.

Paralelamente ao trabalho, o Município também atua junto ao Patrimônio da União para ordenar os espaços públicos, garantindo o usufruto dessas áreas pela população local e evitando ocupações irregulares.

Ruínas da Igreja de São Bento: turismo contemplativo, histórico e religioso (foto: Ascom Maragogi)

“Peroba (distrito) tá em crescimento, tem 12 km de faixa. O boom, a moda hoje é Barra Grande (distrito). Não que Maragogi (sede do município) tenha parado no tempo, mas atingiu o clímax e tá ótimo. Agora os olhos vão se voltar para São Bento, não tenho nem dúvidas disso. E é preciso que a gente saia na frente para preparar o lugar para esse boom. Isso deve acontecer, do ponto de vista turístico, nos próximos anos”, aponta o prefeito Sérgio Lira.

Presente ao lançamento do Roteiro, a presidente executiva do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau (CCC&VB), Ana Carvalho, também ressalta a potencialidade turística de São Bento.

“Os jangadeiros, as marisqueiras, os pescadores, os bolinhos de goma, o artesanato… Isso tudo aliado aos novos investimentos públicos e privados farão de São Bento um produto atrativo para o setor, impactando positivamente para os que ali vivem e trabalham”, afirmou Ana Carvalho.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE