Maceió, AL

30°C
Clear sky

Fórum Internacional IMBRICS+ debate turismo global sustentável, em Maceió

Capital alagoana é a 1ª cidade do Brasil a sediar o evento, que acontece até o dia 27 de abril no Ritz Lagoa da Anta
Fórum Internacional reúne o corpo diplomático do BRICS+ e autoridades do turismo mundial para impulsionar o desenvolvimento econômico de um turismo global sustentável (foto: Allison Frazão)

Maceió é a sede do Fórum Internacional IMBRICS+, realizado pela primeira vez no Brasil. O evento foi aberto nessa quinta-feira (25) e segue até este sábado (27).

O Fórum Internacional reúne o corpo diplomático do BRICS+ e autoridades do turismo mundial para impulsionar o desenvolvimento econômico de um turismo global sustentável. O evento tem o apoio da Prefeitura de Maceió e do Governo Federal.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


“De turismo, Maceió entende! Por isso trouxemos pra cá o primeiro Fórum IMBRICS+, dedicado ao setor. São 1.200 pessoas reunidas para discutir o turismo como fator de desenvolvimento. Investimos no setor, melhoramos nossa infraestrutura e agora é sempre alta temporada. Isso permitiu a criação de 40 mil novos postos de trabalho”, destacou o prefeito de Maceió, JHC, que participou da abertura do evento.

Participam do evento players do turismo internacional: representantes empresariais, investidores, autoridades do poder público dos países dos BRICS+ e outras 10 nações convidadas.

A embaixadora do Timor-Leste no Brasil, Maria Angela Viegas, é uma das participantes do fórum. O país do Sudeste asiático, assim como Maceió, também possui praias paradisíacas e uma natureza singular.

Angela Viegas afirma que uma das grandes apostas do seu país é investir no turismo e que o Fórum é uma ótima oportunidade para estreitar relações.

“Ontem estava passeando pela Orla de Ponta Verde e percebi que havia muitos coqueiros, assim como em Díli, capital do meu país. Para além dessas características físicas, podemos nos inspirar nessa orla marítima de Maceió, em que as pessoas passeiam, fazem ginástica e aproveitam a praia até a noite. É uma delícia”, conta.

Empregos

O setor turístico contribui para a criação de novos empregos, com Maceió se destacando das demais cidades brasileiras. No último levantamento do Caged, a capital foi responsável por oito dos 10 empregos criados no estado.

Áreas como a hotelaria, por exemplo, são beneficiadas com a criação de novos empregos através do turismo, criando novas oportunidades de trabalho em áreas como serviços de hospedagem, limpeza, manutenção, alimentação, entre outros.

A Prefeitura de Maceió destaca que tem investido na divulgação do destino para trazer mais visitantes à capital. Em 2023, houve um aumento de 350% do fluxo internacional de passageiros no Aeroporto, sendo eleita pela Azul, Decolar e iCasei a cidade mais procurada como destino turístico.

“É uma grande honra celebrar esse evento aqui em Maceió. Temos trabalhado para essa internacionalização do turismo, estabelecendo voos regulares tanto para a Europa, quanto para a América do Sul”, afirma o presidente da Associação de Hotéis de Alagoas, Gabriel Cedrim.

Durante o evento, serão apresentados cases de sucesso, efetivando o intercâmbio de informações e novas conexões entre estados e países.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE