Maceió, AL

30°C
Clear sky

Rodado em Alagoas, ‘Sem Coração’ estreia no circuito nacional de cinema

Longa premiado, filme construiu uma trajetória de destaque entre festivais nacionais e estrangeiros
Em Maceió, no Arte Pajuçara, filme tem exibição a partir das 20h30, na Sessão Vitrine Petrobras; pré-estreia aconteceu na segunda-feira, 15 (fotos: divulgação)

Codirigido pela alagoana Nara Normande e pelo pernambucano Tião, “Sem Coração” estreou, nesta quinta-feira (18), no circuito nacional de cinema. O longa foi rodado em Alagoas, entre setembro e outubro de 2022, e finalizado na Itália e França.

O filme teve sua estreia mundial no Festival de Veneza, em setembro de 2023. No mês seguinte, o Festival do Rio recebeu a primeira exibição nacional, onde venceu o Prêmio Félix de Melhor Filme e o Redentor de Melhor Fotografia.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


O município de Porto de Pedras, Litoral Norte de Alagoas, onde filme também foi rodado, recebeu a pré-estreia na terça-feira (16).

A obra foi produzida por Emilie Lesclaux, Kleber Mendonça Filho (Cinemascópio), Justin Pechberty, Damien Megherbi (Les Valseurs), Nadia Trevisan e Alberto Fasulo (Nefertiti Film). A Vitrine Filmes assina a coprodução e a distribuição do longa.

“Sem Coração” foi lançado nesta quinta-feira nas praças de Aracaju, Belém, Campinas, Caxias do Sul, Curitiba, Fortaleza, Maceió, Manaus, Natal, Niterói, Palmas, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Teresina.

Em Maceió, no Arte Pajuçara, o filme tem exibição a partir das 20h30, na Sessão Vitrine Petrobras. A pré-estreia aconteceu na segunda-feira (15).

Litoral alagoano

“Sem Coração” se passa no litoral de Alagoas, durante o verão de 1996. Através de uma narrativa sensível e delicada, o filme constrói um retrato da juventude alagoana repleto de complexidades.

Na trama, a protagonista Tamara (Maya de Vicq) vive seus últimos momentos com os amigos antes de se mudar para Brasília. Em meio a um período de fervorosa exploração da sexualidade entre os jovens, Tamara se interessa por uma adolescente da vila, apelidada de Sem Coração devido a uma cicatriz no peito.

“A jornada da protagonista Tamara é inspirada em algumas memórias da minha infância e adolescência passadas no litoral alagoano, lugar onde cresci e de grande inspiração para meus trabalhos”, comenta a diretora Nara Normande.

O longa é uma extensão do curta-metragem homônimo dirigido e escrito por Nara e Tião em 2014. A atriz Eduarda Samara (“Bacurau”), que vive a personagem que dá o nome ao filme, retoma o papel na nova produção.

Entre o elenco, também estão Maeve Jinkings (“Pedágio”; “Aquarius”; “O Som ao Redor”), Erom Cordeiro (“A Divisão”; “DNA do Crime”) e a estreia de Kaique Brito no cinema como “Binho”.

Prêmios

Antes de estrear em circuito nacional, “Sem Coração” venceu prêmios na Mostra de São Paulo (Prêmio ABRACCINE de melhor longa), FIFAM Festival Internacional du Film d’Amiens (França – Prêmio do Juri), no Festival de Havana (Melhor Contribuição Artística) e FestAruanda dentro da Mostra Nordestina (Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som, Melhor Figurino, Melhor Direção de Arte).

Também passou por exibições na 1ª Mostra Carambola, em Maceió; no Panorama Coisa de Cinema, em Salvador; e na Mostra de Cinema de Gostoso. Internacionalmente, teve sessões no Festival de Cinema de Gotemburgo e no BUFF FilmFestival (Suécia), no 42° Festival Internacional Cinematográfico do Uruguai e no Joburg Film Festival (África do Sul).

A estreia do filme integra o projeto Sessão Vitrine Petrobras, de apoio ao audiovisual brasileiro. Criado pela Distribuidora Vitrine Filmes, o projeto ganhou o patrocínio da Petrobras quando relançado no final do ano passado com o intuito de levar aos cinemas um longa por mês.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE