Maceió, AL

30°C
Clear sky

Alagoas contará com Observatório e Conselho Estadual de Turismo

Iniciativas serão lançadas na próxima segunda (5) pelo Governo do Estado, em solenidade no Palácio República dos Palmares
Observatório do Turismo é fruto de trabalho integrado entre a Secretaria de Estado do Turismo e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (foto: Ascom Setur)

O Destino Alagoas passará a contar com o Conselho Estadual de Turismo (Conetur) e o Observatório do Turismo. As iniciativas serão lançadas na próxima segunda-feira (5), em solenidade no Palácio República dos Palmares, a partir das 17 horas.

O Observatório do Turismo de Alagoas é fruto de um trabalho integrado entre a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). A ferramenta digital começou a ser desenvolvida há cerca de um ano.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


A partir de uma solicitação da Setur, Observatório do Turismo de Alagoas foi desenvolvido por meio do Programa de Residência em Ciência dos Dados da Secti, pelas equipes do Laboratório de Computação Científica e Análise Numérica (LaCCAN) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e estará disponível gratuitamente no site da pasta do Turismo.

Segundo a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, diversos bancos de dados foram cruzados para que um diagnóstico situacional customizado possa ser desenhado em um sistema on-line intuitivo e moderno com informações sobre o turismo em Alagoas.

“Nessa parceria com a Secti, pudemos desenvolver uma plataforma que trouxesse informações detalhadas sobre o nosso estado, não só da perspectiva para o turista, mas também para fomentar o desenvolvimento econômico. Embasar a decisão dos empresários e gestores públicos com dados verdadeiros e atualizados é importante para o fortalecimento do turismo”, destacou a Bárbara.

Para o titular da Secti, Silvio Bulhões, o resultado do trabalho que foi desenvolvido mostrou a importância da ciência nesta parceria, que rendeu mais uma ferramenta pioneira no estado.

“Teremos uma ferramenta que unirá todas as informações do trade turístico de Alagoas, tornando muito mais fácil, transparente e prático o acesso às informações. Será possível selecionar regiões, cidades e os assuntos sobre o qual a pessoa deseja obter informações. Com apenas alguns cliques, todos os dados poderão ser consultados gratuitamente quantas vezes forem necessárias”, explicou o secretário.

Conetur

Outra importante política pública para fortalecer o setor que será oficializada na próxima segunda-feira (5) é o Conselho Estadual do Turismo (Conetur).

O grupo de diversos representantes do setor turístico do estado será criado por meio de decreto assinado pelo governador de Alagoas, Paulo Dantas, com o objetivo principal de sugerir diretrizes gerais de soluções para o desenvolvimento turístico de Alagoas.

Após publicação no Diário Oficial do Estado de Alagoas, o Conetur passará a integrar a estrutura da Setur. Com isso, as políticas públicas de fomento para o setor tendem a se fortalecer, já que as diretrizes deste conselho consultivo podem ser consideradas políticas de Estado, e terão continuidade mesmo ao término das gestões do Poder Executivo.

Estarão incluídos no Conetur quatro secretarias estaduais, três institutos de meio ambiente estaduais e nacionais, além de dezenas de representantes de sindicatos e associações patronais e trabalhistas do setor turístico de Alagoas.

De acordo com a superintendente de planejamento e prospecção de negócios turísticos da Setur, Selefe Gomes, o Conselho de Turismo busca atender a demanda do trade turístico na construção de um diálogo com as diferentes frentes do setor.

“O turismo é a segunda principal fonte econômica do nosso estado. A partir disso, é necessário aliar os dados e estudos oficiais com a voz de quem está no dia a dia na ponta final do setor, para que possamos elaborar e executar ações que resultem em políticas mais assertivas para o desenvolvimento da área”, concluiu a superintendente.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE