Na quarta-feira, 5 de outubro, foi celebrado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (MPE). Em Alagoas, esse setor, formado por microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), representa 94,83% das 178.214 empresas formais no Estado. Os dados são do portal www.gov.br.
Em âmbito nacional, o setor comemora a marca de 72% dos empregos gerados no país, somente no primeiro semestre de 2022, chegando a 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e 99% dos empreendimentos brasileiros, ou seja, 18,5 milhões de pequenos negócios.
“As micro e pequenas empresas representam 30% do PIB brasileiro, que ainda é pouco, pois a tendência é o crescimento da participação dessas empresas”, destaca o diretor superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira.
A maioria desse contingente expressivo de negócios no país é formada por MEIs, profissionais que decidiram apostar no empreendedorismo faturando até R$ 81 mil por ano e que hoje já são 11,5 milhões espalhados por todo o Brasil.
Já as microempresas, aquelas cujo faturamento não ultrapassa R$ 360 mil, e empresas de pequeno porte, com caixa entre R$ 360 mil e R$ 4,8 milhões, somam 6 milhões e 1 milhão de CNPJs, respetivamente.
Papel do Sebrae
Marcos Vieira observa que, nesse cenário, o Sebrae Alagoas exerce um importante papel como agente catalisador, mobilizando pessoas e recursos para a estruturação de novos arranjos institucionais, que permitam o desenvolvimento da economia por meio do empreendedorismo.
“Desde o início da Constituição de 1988, no artigo 170, que fala do tratamento diferenciado para as pequenas empresas e que gerou a fundação do ‘Sebrae com S’, que participamos da elaboração do conjunto de legislações que são como pequenas reformas tributárias porque dão o tratamento diferenciado para essas empresas que tanto contribuem com o País e com o nosso Estado”, acrescenta.
Delivery
Com raízes nordestinas em Alagoas e na Paraíba, os jovens empreendedores Marcos André Gomes Júnior, 26 anos, e Rafael Freitas Sanchez de Barros, 30, naturais de São Paulo (SP), desembarcaram em Maceió no primeiro semestre deste ano para investir num mercado que cresce exponencialmente.
Formalizados por meio de microempresa (ME), adquiriram a franquia exclusiva do serviço de entrega (delivery) por aplicativo (app) de bebidas, petiscos e carnes para churrasco. O lançamento do Bebidas Online Maceió (@bebidasonlinemaceio) aconteceu no dia 30 de setembro e cresce na velocidade dos negócios online.
“A gente se surpreendeu com a adesão das pessoas, com os números do lançamento”, comemora Marcos.
Ele conta que investir em Maceió fez juntar o útil ao agradável.
“Eu já queria sair de São Paulo há muito tempo: muito estresse, baixa qualidade de vida; se ganha bem, mas se gasta muito também”, pondera Marcos, cujos avós e o pai nasceram na pequena Pindoba (AL).
“Não vou dizer que o mercado lá (em São Paulo) esteja saturado, mas lá tudo é muito mais difícil porque tem de tudo um pouco. Aqui, quem for empreendedor mesmo, tiver uma visão, tiver vontade, dá pra crescer bastante. E essa é a nossa visão: crescer e criar raízes cada vez mais fortes aqui. Quando você cresce com uma empresa, você gera benefícios para todo mundo, não só pra você que é empreendedor”, enfatiza.
De espírito aventureiro, Rafael é filho de paraibano; já morou no Chile e em Santa Catarina, em Balneário Camboriú. Marcos foi até lá e o convenceu a investir na capital alagoana.
“A gente sempre conversou sobre tipos de negócios que tinha vontade de fazer juntos e, em janeiro, quando ele foi me visitar em Santa Catarina, quando eu estava prestes a sair do Brasil de novo, falou da ideia e me convenceu: ‘ao invés de você ir para fora do Brasil, ir para outro estado ou para qualquer outro lugar, vale muito mais a pena investir em Maceió, porque está em crescimento e tem espaço demais para gente crescer também’”.
Desafios
Marcos e Rafael sabem dos desafios a enfrentar, afinal estão num setor que, apesar de novo, é dominado por gigantes do mercado. Para ganhar terreno, apostam em ferramentas como o Instagram e em campanhas promocionais, a exemplo de frete grátis para grande parte de Maceió e cupons de desconto que vão até R$ 20.
“O principal diferencial é que a gente trabalha com todas as marcas. Dessa forma, a gente pode vender todo tipo de bebida, seja alcoólica ou não alcoólica. Temos um menu maior, sem bandeira fixa”, explica Rafael.
Lançado há menos de 15 dias, a plataforma já conta com mais de 500 usuários e 15 parceiros, entre depósitos de bebidas, açougues, restaurantes, conveniências e uma adega.
“Eu busco, no mínimo, 10 mil usuários em Maceió. O crescimento de um negócio virtual é muito mais rápido do que um negócio físico. O aplicativo tem usabilidade boa, fácil. Para os estabelecimentos é maravilhoso, os caras estão amando, nos abraçaram”, finaliza Marcos.