Feito à base da casca da banana verde, da polpa da fruta e com 50% de cacau, o brigadeiro de biomassa pode integrar o cardápio das creches municipais da Secretaria de Educação de Maceió (Semed), durante a Semana da Criança e noutras datas comemorativas. O alimento está em fase de testes e, se aprovado, vai incrementar o lanche da garotada de 10 a 14 de outubro.
A biomassa é a matéria orgânica, no caso a casca, que seria descartada e passa a ser reutilizada como ingrediente de receitas naturais, nutritivas e que são fonte de energia.
Segundo a Semed, o brigadeiro preparado pela equipe de Nutrição segue os critérios da resolução 6 de 2020 do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que determina que as receitas sejam produzidas com produtos da agricultura familiar, sem ultraprocessados, naturais, sem ou com o mínimo de açúcar.
A receita do brigadeiro de biomassa foi testada nesta terça-feira (4) na cozinha do setor, por Raquel Vieira, que é formada em gastronomia e merendeira formadora da rede e pelo técnico de Nutrição da Semed, Senildo José da Silva.
Raquel contou que foram observados a textura, o sabor, a quantidade de chocolate, que tem 50% de cacau, e o tamanho do brigadeiro. Depois do teste, o produto será levado ao setor para ser avaliado.
Se aprovada, a receita será levada para as unidades escolares, que também serão acompanhadas pela equipe de nutrição da Secretaria durante a Semana das Crianças.
Mais saúde
Para Raquel, levar o brigadeiro de biomassa é também levar saúde para as crianças. Segundo ela, é fundamental que a rede abrace a causa.
“Disponibilizar brigadeiro de biomassa para as crianças é agregar à saúde, ao corpo e à vida da criança. Eles têm contato diário com o brigadeiro à base de leite condensado, então a gente está oferecendo algo diferente e saudável. A gente está mostrando que é possível outras estratégias de alimentação”, explicou a merendeira.
A coordenadora do setor, Rafaela Pessoa explicou que a receita é nutritiva porque é feita com uma fruta que é rica em fibras e vitaminas.
“A ideia de criar esse brigadeiro foi para atender as crianças com uma receita mais nutritiva e saudável. Essa receita é feita com a polpa da banana verde, que é rica em fibras, vitamina B, C e A, e rica em sais minerais. A receita talvez faça parte do cardápio de datas comemorativas, caso seja aprovada”, destacou Rafaela.