A rede de atacarejo Mix Mateus inaugurou, em julho, duas lojas em Maceió, nos bairros da Serraria e Trapiche, e vai instalar, nos próximos anos, novas unidades em mais quatro municípios alagoanos e outras na capital. Diante desse cenário de expansão, com o objetivo de abrir mercado para as pequenas empresas de alimentos diferenciados, o Sebrae Alagoas, em parceria com a Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), realizou na sexta-feira (19), em sua sede, em Maceió, um Encontro de Negócios com representantes do Grupo Mateus, o maior do Nordeste no setor de varejo.
O gestor comercial do Grupo Mateus em Alagoas, Wanderlei Mendonça, abriu o encontro. Segundo ele, o grupo, que já conta com 225 unidades em operação nos estados do Maranhão, Pará, Ceará, Piauí, Bahia, Sergipe, Pernambuco e Alagoas, deverá inaugurar novas lojas em vários municípios do estado e em todos os estados brasileiros nos próximos 15 anos.
Entre os municípios alagoanos que deverão contar com unidades, segundo Mendonça, estão: Arapiraca, Palmeira dos Índios, União dos Palmares, Rio Largo e outras em Maceió. Isso deverá demandar parceria com novos fornecedores locais.
“Na inauguração das lojas aqui, batemos recordes de vendas. As nossas maiores vendas foram em Alagoas. As duas lojas que mais vendem em todo o grupo hoje são as daqui. Vemos isso com muitos bons olhos temos vários projetos dentro de Alagoas, por isso, novas lojas surgirão em pouco tempo. Um dos nossos papeis é envolver as pequenas empresas daqui. Os fornecedores cadastrados daqui poderão trabalhar conosco em outros estados”, ressalta.
Apresentações
Durante o encontro as seguintes empresas realizaram apresentações: ‘Apiário Zumbi dos Palmares’, ‘Parêa Cervejaria’, ‘O Cortiço’, ‘Preta 52 Pimenta do Reino’, ‘Hope Bros Cervejaria Artesanal’, ‘Beeva’, ‘Ouro Vermelho’, ‘Caatinga Rocks’, ‘Weston Cervejaria’, ‘Apícola Fernão Velho’ e ‘Boi de Engenho’.
Amarilio Monteiro, empresário da Boi de Engenho, apresentou o negócio e ressaltou suas expectativas para futuras parceiras com o grupo. A empresa dele trabalha com a produção de carnes especiais e contou com o apoio do Sebrae em diversas consultorias para estruturação do negócio.
“Temos como clientes diversos supermercados e, em breve, se Deus quiser, iremos fornecer para o Grupo Mateus. Fazemos um trabalho da fazenda, levamos para a indústria e realizamos entregas em Maceió e outras cidades. A nossa estratégia de venda é entregar um produto diferenciado, carnes especiais com um bom custo-benefício para os clientes”, afirma.
Já o diretor comercial da Ouro Vermelho, que produz Própolis Vermelha, Cícero Rocha, destacou que o Mix Mateus poderá contar com um produto que tem a Indicação Geográfica (IG) da Própolis Vermelha dos Manguezais de Alagoas.
“Hoje, estamos presentes em quase todas as lojas de produtos naturais e vários supermercados do estado com esse produto que conta com a IG. Além de supermercados daqui, também fornecemos para supermercados em Portugal. Temos uma enorme vontade de fornecer para o Mix Mateus”, pontua.
Aproximação
O diretor superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, destacou a importância de realizar essa aproximação, sobretudo, para que os alagoanos possam encontrar mais produtos locais nos supermercados e atacarejos instalados em Alagoas.
“Esta também é uma oportunidade de estimular as indústrias locais, já que Alagoas ainda carece bastante de indústrias para suprir o nosso mercado e disputar nas prateleiras dos supermercados com os produtos de fora. É uma forma de gerar riquezas, oportunidades, emprego e renda em nossos territórios, estimulando o surgimento de novas micro e pequenas empresas. É uma satisfação aproximar esse conjunto de empresas para que possam gerar negócios e riquezas para Alagoas”, destacou.
“É um momento muito especial para nós. Há tempos estamos buscando essa aproximação dessas empresas com o Grupo Mateus, que é o maior grupo de varejo do Nordeste. É muito bom fazer essa aproximação entre gente talentosa que empreende, fazendo coisas inovadoras, ao mesmo tempo em que vemos grupos que têm interesse de ampliar o mix de produtos locais e ampliar as possibilidades de transformação de produtos que não tinham valor agregado”, concluiu o diretor técnico do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages.