Os melhores ângulos da orla lagunar sob a ótica de quem vive no Vergel do Lago. Eis a proposta do projeto Bairros em Foco, da Prefeitura de Maceió.
O projeto tem ainda por finalidade garantir maior visibilidade e ainda reconhecer o valor dos moradores e da realidade em que estão inseridos.
Para viabilizar o projeto, moradores tiveram aulas de fotografia com os fotógrafos Itawi Albuquerque e Gabriel Moreira, da Secretaria de Comunicação da Prefeitura.
Os fotógrafos compartilharam seus conhecimentos e incentivam os alunos a expressarem os costumes locais, as belezas naturais e as paisagens da região.
Em recente aula de campo, os alunos captaram detalhes da antiga Favela Sururu de Capote, que vem sendo substituída por construções planejadas.
Impacto e potencial
Felipe Cruz, 23 anos, é universitário e um dos alunos do curso, e descobriu o seu potencial na fotografia, que pode até lhe render algum rendimento.
“Foi a primeira vez que tive contato com a câmera profissional”, explicou, fazendo referência às técnicas de enquadramento e iluminação.
Cássia Vitória, 19 anos, amou o curso e reforçou que a prática fotográfica foi o que gerou mais impacto em sua vida. “Amei a experiência”, comentou.
A colega dela, Angelina do Carmo, 21 anos, explicou que vai seguir esta profissão por apostar que vai ter muitas alegrias ao eternizar momentos.
“Fotografar, pra mim, é como se fosse uma terapia?”, comentou outra aluna, Maysa Vitória, de 20 anos, apostou no registro de paisagens e de pessoas.
Exposição fotográfica
Em parceria com a Escola Criativa de Fotografia, a capacitação foi ministrada pelos fotógrafos Gabriel Moreira e Itawi Albuquerque.
Ao todo, foram 10 horas de aula teórica. As imagens captadas nesta primeira edição do projeto ganharão exposição em um shopping da capital.