Maceió, AL

30°C
Clear sky

Arapiraca quer reduzir taxa de ausência em consultas pelo SUS

Mais de 50% dos usuários não comparecem aos exames agendados; em abril, 59% faltaram aos exames laboratoriais
Prefeitura pede que usuários desmarquem procedimentos se não puderem ir aos locais de exames

A Prefeitura de Arapiraca lançou campanha para reduzir as taxas de absenteísmo de até 50% em consultas e procedimentos médicos agendados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ideia é simples. Se o paciente não puder comparecer, desmarque o agendamento.

“Caso você não possa comparecer ao serviço na data e hora marcada, entre em contato com Unidade Básica de Saúde o quanto antes, para que outro paciente possa ser atendido no seu lugar”, explica a secretária municipal de Saúde, Luciana Fonseca.

PUBLICIDADE


Há razão justificável para a campanha da Prefeitura. A taxa de absenteísmo – ausência – chega a quase 50% em alguns serviços, como exames laboratoriais, revela Joana d´Arc Soares, superintendente de Regulação, Controle, Auditoria e Avaliação.

Em abril deste ano, das 957 marcações para procedimentos de ultrassonografia, que é um dos mais procurados, apenas 555 foram realizados. Neste caso, 42% dos usuários do SUS faltaram na data e e hora marcados.

No mesmo mês, 57.072 usuários agendaram exames laboratoriais, mas apenas 34.603 se submeteram aos procedimentos. Mais de 59% de ausência, o que prejudica quem precisava, mas não conseguiu agendar os procedimentos de que precisava.