Maceió, AL

30°C
Clear sky

Crianças encenam Paixão de Cristo numa creche de Maceió

Apresentação artística faz parte da conscientização de alunos de até cinco anos sobre o verdadeiro significado da Páscoa
José, de 5 anos, interpretou um dos apóstolos de Jesus / Foto: Pedro Farias (Semed)

A reprodução da Paixão de Cristo por crianças de uma creche do município de Maceió deixou bem claro que a Páscoa é muito mais do que comprar ou ganhar ovos de chocolate. “Aprendi que a Páscoa é amar e respeitar”, avisou Maria Luiza, de 5 anos.

A pequena aprendiz fez parte de uma encenação teatral organizada pelas professoras do Centro Municipal de Educação (CMEI) Sônia Cavalcante, bairro da Cambona, Maceió, e cuja finalidade é fazer com que as crianças compreendam verdadeiramente o verdadeiro significado da Páscoa.

PUBLICIDADE


“Criança aprende mais de forma visual e através do lúdico se envolve com os temas e com o verdadeiro sentido dos sentimentos que a Páscoa transmite, como o amor, a solidariedade e o respeito”, observou a professora Andrea Santos, uma das organizadoras da emocionante encenação teatral.

Menina utilizou figurino desenvolvido pelas professoras / Foto: Pedro Farias (Semed)

Colagens e personagens bíblicos

Os pequeninos interpretaram personagens bíblicos em cenas consideradas clássicas, como a Santa Ceia entre Jesus e seus discípulos. Eles também fizeram desenhos e colagens sobre o simbolismo da data, explicou a professora Tatiana angélica, vice-diretora do Centro Municipal de Educação.

“Para ilustrar a discussão sobre o real sentido da Páscoa, as crianças participaram do projeto encenando, brincando e cantando músicas que falam sobre o tema”, observou a educadora, segundo a qual a “desmistificação do consumo excessivo” também um dos objetivos do projeto.

“Existem outras formas de comemorar a data, além do chocolate, do coelho e dos brinquedos”, reforçou. Isso porque, enquanto se preparava a apresentação, as educadores observaram que muitos dos pequeninos já associavam o significado da páscoa ao ato de receber presentes, chocolates.

A garotada parece ter assimilado a mensagem repassada pelas professoras. Ao final da encenação, Maria Luiza afirmou à assessoria de comunicação da Semed o seguinte: Gostei da apresentação. A peça falou sobre a história de Jesus e eu aprendi que a Páscoa é amar e respeitar”.

Maria Luiza, 5 anos: ‘Páscoa é amar e respeitar’ / Foto: Pedro Farias (Semed)