A médica Camilla dos Anjos, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Marechal Deodoro – desenvolveu o aplicativo Meu Parto. O propósito é democratizar o acesso a informações confiáveis sobre o processo de nascimento.
O app foi desenvolvido a partir da pesquisa de mestrado de Camilla em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal, pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), e está disponível gratuitamente para dispositivos Android, na plataforma Play Store.
O Meu Parto é um guia prático para gestantes e suas redes de apoio, um aplicativo educativo que traz informações detalhadas sobre as diversas fases do trabalho de parto, desde o pré-natal até os cuidados pós-parto.
Todos os textos incluem a opção de áudio, garantindo que as informações também cheguem às mulheres com dificuldades de leitura.
“Eu fui pensando nessas carências assistenciais que observei no meu trabalho e vi a necessidade de ter um produto que fosse ofertado à população, que proporcionasse acesso fácil e gratuito a informações confiáveis. Hoje, quase todos têm um celular, então um aplicativo é uma ferramenta acessível”, explicou Camilla.
Outro destaque do aplicativo é o menu que aborda métodos não farmacológicos de alívio da dor durante o trabalho de parto. A ferramenta inclui vídeos explicativos com exercícios práticos que podem ser realizados em diferentes etapas do processo. As orientações também são direcionadas à rede de apoio da gestante, como parceiros, familiares ou acompanhantes, para que possam participar de forma ativa e eficaz no momento.
“Os vídeos mostram diversos exercícios que ajudam no alívio da dor. Podem ser feitos pela própria gestante ou com a ajuda de acompanhante”, ressaltou a médica.
Amamentação e cuidados pós-parto
Além do foco no parto em si, o Meu Parto também traz informações sobre as “mamadas iniciais” dos bebês, oferecendo orientações essenciais sobre a amamentação logo após o nascimento. Há, ainda, conteúdo informativo voltado aos cuidados pós-parto, especialmente relacionados ao parto normal.
Combinando conhecimento científico e tecnologia acessível, o Meu Parto se destaca como um recurso valioso para gestantes e suas famílias, fortalecendo o cuidado, a preparação e o acolhimento durante o processo do parto.
O aplicativo já está disponível para download gratuito na Play Store e pode ser encontrado com o nome Meu Parto.
Incentivo à pesquisa no Ifal
Camilla dos Anjos integra a equipe de Saúde Escolar do Ifal Marechal Deodoro e desenvolveu seu mestrado com incentivo da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Ifal, por meio dos editais 5/2023/PRPPI/IFAL e 11/2024/PRRPI/IFAL, que incentivam a qualificação dos servidores e viabilizam pesquisas como a que resultou no aplicativo Meu Parto.
Baixe aqui o aplicativo Meu Parto