Com entrada franca, o documentário “Ainda Há Moradores Aqui” estreia na próxima terça-feira (25), a partir das 19 horas, no Complexo Cultural do Teatro Deodoro, em Maceió. O longa-metragem apresenta as consequências trágicas da exploração desenfreada promovida pela mineradora Braskem no subsolo da capital alagoana.
O documentário, que tem duração de 42 minutos e 34 segundos, reúne uma série de entrevistas com lideranças comunitárias, autoridades, pesquisadores e ambientalistas, além de depoimentos das pessoas afetadas que relatam o trauma emocional e a incerteza sobre o futuro.
“A população de cinco bairros foi removida de suas moradias onde viviam há décadas. Essa história precisava ser contada para seguir viva, para que não caia no esquecimento. Esse também é o papel do cinema: ser retrato, ser denúncia, ser memória”, destaca o diretor do documentário, Tiago Rodrigues.
Após a exibição do filme, haverá um debate com a participação de moradores das áreas atingidas e representantes de movimentos sociais de Alagoas.
A semelhança do nome do documentário com o premiado “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, é mera coincidência, assegura o diretor.
Segundo Rodrigues, a escolha de “Ainda Há Moradores Aqui” para o longa veio de uma pichação encontrada por ele em um dos bairros da região afetada, quando estava de férias na capital alagoana, e decidiu iniciar as entrevistas e fazer as filmagens.
Ficha Técnica
AINDA HÁ MORADORES AQUI (42’34”)
Direção: Tiago Rodrigues
Roteiro: Luana Teixeira, Maurício Macedo e Tiago Rodrigues
Produção: Alonso Calheiros, Isadora Padilha, Luana Teixeira e Tiago Rodrigues
Pós-produção: Luana Teixeira, Maurício Macedo, Pedro Cardoso e Tiago Rodrigues
Finalização: Pedro Cardoso e Tiago Rodrigues
Motorista: Casimiro José Benincá Pereira
Trilha sonora: Telma César – Tao das Baianas
Videoclipe: Maceió é massa? – Wal Rafa
Arte Gráfica: Vinícius Soza
Apoio institucional:
Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM)
Movimentos dos Povos das Lagoas
Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH)
Coletivo Exame – Produções Ambientais
Ideal – Instituto para o Desenvolvimento das Alagoas