Maceió, AL

30°C
Clear sky

Campanha “Pneu usado tem descarte certo” começa na terça (29), em AL

Objetivo é recolher itens inservíveis para impedir proliferação do Aedes aegypti e conscientizar sobre logística reversa
Descarte correto ocorrerá nas Centrais de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTRS) e em pontos estratégicos em municípios polos (reprodução)

A campanha “Pneu usado tem descarte certo” começa na próxima terça-feira (29). A ação segue até o dia 29 de novembro, numa iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), em parceria com a Alagoas Ambiental e secretarias municipais.

O objetivo é recolher pneus inservíveis para impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti e conscientizar sobre a importância da logística reversa junto a estabelecimentos que comercializam esses itens.

PUBLICIDADE


O descarte correto ocorrerá nas Centrais de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTRS) e em pontos estratégicos em 19 municípios polos, estabelecidos pela campanha. Todas as cidades e consórcios municipais envolvidos receberão orientações sobre o manejo. O transporte deve ocorrer de forma organizada, com cargas separadas e livres de outros tipos de resíduos.

Para o secretário da Semarh, Gino César, a campanha é um movimento interdisciplinar entre saúde e meio ambiente.

“Com a campanha Alagoas reafirma o compromisso com o meio ambiente e a saúde pública. A participação da população é fundamental para o sucesso da iniciativa, que no ano passado coletou 130 mil quilos de pneus”, afirmou o secretário.

Municípios 

A ação também contempla a realização de campanhas de divulgação em redes sociais, rádios e veículos de imprensa, com o apoio das secretarias dos municípios integrados.

Serão estabelecidos pontos de coleta temporária em áreas urbanas e rurais para que a população possa descartar pneus velhos de forma ambientalmente correta, nos municípios de Delmiro Gouveia, Piranhas, Batalha, Major Isidoro, Olho D’Água das Flores, Craíbas, Arapiraca, Penedo, São Miguel dos Campos, Santana do Mundaú, São José da Lage, Capela, Porto Calvo, São Luís do Quitunde, Passo de Camaragibe, Pilar, Marechal Deodoro, Rio Largo e Maceió