As reuniões do G20 em Maceió começam nesta segunda-feira (9) com a presença de 40 delegações estrangeiras. O evento segue até o dia 13 de setembro, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Mangabeiras. O intuito é discutir o futuro da economia digital no mundo.
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), dará apoio aos encontros do G20 em Maceió. Mais de 40 servidores públicos do estado atuarão como oficiais de ligação (liaison officers) durante o evento.
Até 13 de setembro, haverá debates e discussões sobre os principais desafios e oportunidades da economia digital. A programação inclui reuniões técnicas, coletivas de imprensa e a reunião ministerial, que contará com a participação do ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
Ele irá presidir a reunião ministerial do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20 no próximo dia 13, a partir das 8h. O encontro irá tratar dos seguintes eixos temáticos: Inclusão Digital, Conectividade Universal e Significativa; Governo Digital; Integridade da Informação e Confiança no Ambiente Digital; e Inteligência Artificial para o Desenvolvimento Sustentável.
Entre os dias 9 e 11, outras reuniões técnicas do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20 serão feitas com técnicos dos ministérios envolvidos.
O G20 é um fórum internacional que reúne os 20 maiores países em termos de Produto Interno Bruto (PIB). O grupo discute questões relevantes para a economia global, como crescimento, desenvolvimento, comércio e regulação financeira.