Diversas instituições e empresas em Alagoas estão mobilizadas na arrecadação de donativos para as pessoas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. As doações podem ser feitas em Maceió e em Arapiraca. Há também formas de doação em dinheiro, por meio de PIX.
Os itens mais requisitados são cobertores, roupas, material de higiene pessoal, colchões, ração para pets, água potável e alimentos não perecíveis.
Em Maceió, os pontos de recolhimento são:
- Vila Materna – Avenida Professor Sandoval Arroxelas, 357 – Ponta Verde
- Maple Bear – Avenida João Davino, 730, Mangabeiras
- Mercatto Praia – Avenida Desembargador Valente de Lima, 130, Jatiúca
- Boteco Lugar Nenhum – Rua Hamilton de Barros Soutinho, 962, Jatiúca
- Onlog – Avenida Fernandes Lima, 990, Pitanguinha
- Clínica Veterinária e Pet Shop Mundo Animal – Rua Santa Luzia, Galeria Sagrado Coração de Jesus, Sala 8, Tabuleiro do Martins
- Casa Tuca – Rua Santo Antônio, 980, Vergel do Lago
- Colégio Santíssimo Senhor, Conjunto José Tenório, Lot. Brisa da Serraria, 302, ao lado da igreja de Santa Terezinha
Arapiraca
Em Arapiraca, o shopping Partage, em parceria com a CVC, lançou uma campanha de arrecadação de doações às famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
De 6 a 19 de maio, os clientes e visitantes do empreendimento poderão contribuir com roupas, calçados, roupas de cama e toalhas, itens essenciais para ajudar aqueles que perderam seus pertences devido às enchentes.
O objetivo da campanha é fornecer auxílio imediato às famílias desabrigadas e em situação de vulnerabilidade.
As doações podem ser feitas diretamente no Partage Arapiraca, durante o horário de funcionamento do shopping, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12 às 21h.
PIX
As doações também podem ser feitas em dinheiro. Para isso, o governo gaúcho reativou o canal de doações para a conta SOS Rio Grande do Sul. A chave Pix (CNPJ: 92.958.800/0001-38) é vinculada à conta bancária aberta pelo Banrisul.
As contribuições podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas que tenham condições de ajudar as vítimas das enchentes com qualquer valor.
Dados para doação:
Pix para a conta SOS Rio Grande do Sul
CNPJ: 92.958.800/0001-38
Associação dos Bancos No Estado do Rio Grande do Sul ou BCO do Estado do RS S.A. (as duas opções podem aparecer).
Números
O Rio Grande do Sul já contabiliza 364 municípios afetados; 20.070 pessoas em abrigos; 129.279 desalojados; 873.275 afetados; 291 feridos; 111 desaparecidos; 83 óbitos e outros 04 sob investigação.