De Norte a Sul, esta sexta-feira (15) foi de mutirão de limpeza das praias em Alagoas. Em Piaçabuçu, as ações se concentraram no Pontal do Peba. Já em Maragogi, as atividades aconteceram na praia urbana da cidade.
Os mutirões ocorrem em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day), celebrado no terceiro sábado de setembro. As atividades nos dois municípios litorâneos de Alagoas, porém, foram antecipadas para esta sexta.
Em Piaçabuçu, Litoral Sul do estado, o mutirão foi promovido pelo Projeto Meros do Brasil, em parceria com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Penedo; a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Campus Penedo; e as prefeituras de Piaçabuçu e Penedo.
A ação envolveu cerca de 80 voluntários. Foram retirados da natureza 169 kg de resíduos sólidos, sendo 20 kg (plásticos) destinados à Cooperativa Recicla Penedo!
Maragogi
Já em Maragogi, o mutirão “Voz dos Oceanos” foi realizado pela Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde) e reuniu mais de 50 voluntários.
A iniciativa contou com o apoio da Associação Coração Valente, da Capitania dos Portos de Alagoas e do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau (CVB).
“No ano de 2022, o Brasil gerou cerca de 81,8 milhões de toneladas de resíduos sólidos. Os mutirões são super importantes, uma ação de sensibilização e educação ambiental para que as pessoas entendem o quão é importante você, como cidadão, ser responsável por aquilo que você gera”, destacou a bióloga e assessora de sustentabilidade do CVB, Roberta Carvalho.
Durante a semana, a Seturde promoveu uma série de ações ambientais no município, que incluíram palestras nas escolas e associações, acerca da correta destinação dos resíduos sólidos.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Associativismo / Turismo (@costadoscoraiscvb)
Maceió
Em Maceió, os mutirões acontecem neste sábado (16), pela manhã, no Pontal da Barra, Pajuçara e Guaxuma.
As ações serão promovidas pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) e terão o apoio do Instituto Biota, Coletivo Praia Limpa, Grupo Mulheres do Brasil e da ONG Nosso Mangue.