O engenheiro ambiental e servidor da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), Erick Phelipe, apresentou as ações exitosas do mutirão de limpeza “Voz dos Oceanos”, no VIII Simpósio sobre Resíduos Sólidos (SIRS), realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento (SHS) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). O evento aconteceu nos dias 13 e 14 de setembro, na Universidade de São Paulo (USP).
A ação da SETURDE, exposta em formato de banner, refere-se ao mutirão de limpeza e sensibilização. A iniciativa tem sido considerada um sucesso desde o mês de fevereiro deste ano. Nesse período, já foram coletadas cerca de 2,8 toneladas de resíduos sólidos, demonstrando o compromisso da cidade em preservar e cuidar das suas belezas naturais.
Um dos diferenciais dessa ação é a participação dos idosos da Associação Coração Valente, que abrange 230 pessoas. Eles atuam na conscientização sobre a importância da preservação ambiental e na coleta dos resíduos.
Para Erick Phelipe, esse envolvimento da comunidade local foi muito positivo, pois permitiu alcançar bons resultados na ação.
“A Associação Coração Valente tem sido fundamental para o sucesso do mutirão ‘Voz dos Oceanos’. Estamos conseguindo não apenas limpar nossas praias, mas, também, conscientizar a população sobre a importância de preservar nossos oceanos. É uma ação que merece ser difundida e replicada por outras cidades litorâneas”, disse.
LEIA TAMBÉM: Com Heloisa Schurmann, Maragogi promove Mutirão de Limpeza
A exposição da ação de sustentabilidade da Seturde durante o VIII Simpósio sobre Resíduos Sólidos mostrou o reconhecimento da universidade à iniciativa maragogiense.
Além disso, permitiu que outras instituições e pesquisadores presentes no evento conhecessem e pudessem se inspirar em uma ação efetiva de preservação ambiental, principalmente, participantes internacionais.
“Maragogi segue firme no seu compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico consciente. A SETURDE continua empenhada em promover ações que conciliem o turismo com a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida dos seus moradores”, enfatizou a Secretaria.