A campanha “De Olho nos Olhinhos” será lançada neste sábado (16), às 10 horas, no pátio central térreo do Maceió Shopping, em Mangabeiras. A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e o Hospital Veredas abraçaram a iniciativa, que tem o objetivo de conscientizar e alertar sobre o retinoblastoma, tumor ocular que acomete crianças entre 0 e 5 anos.
Durante todo o dia, das 10 às 22 horas, os estudantes da Uncisal, integrantes do projeto de extensão Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil, junto a estudantes de ligas acadêmicas de outras instituições de ensino, irão informar as pessoas sobre a campanha e alertar sobre a importância do exame oftalmológico.
“Será uma mobilização com muita informação sobre a prevenção do câncer ocular infantil”, informou Roberta Fernandes, coordenadora do projeto de extensão da Uncisal e coordenadora do serviço de Oncologia do Hospital Veredas.
No dia da mobilização, serão entregues máscaras e balões para as crianças, adesivos para registro dos visitantes, panfletos e orientação para baixar a cartilha virtual pelo QR code, que pode ser facilmente compartilhada por celular, sobre sinais, sintomas e a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma.
Um filtro de Instagram também estará disponível para as pessoas compartilharem a campanha nas redes sociais.
Para o diretor Médico do Hospital Veredas, Miquéias Damaceno, a precocidade do diagnóstico e tratamento em centros de referência em oncologia pediátrica, com a instituição da terapêutica adequada, determinam prognóstico favorável a esses pacientes.
“E é aí que entra a importância de nossa adesão, como centro de referência no tratamento de câncer infantil Alagoas, neste grande movimento nacional, com o projeto De Olho nos Olhinhos, proporcionando a essas crianças o diagnóstico e tratamento adequado”, afirmou.
Campanha
A filha do casal Tiago Leifert e Daiana Garbin, Lua, hoje com quase 3 anos, foi diagnosticada com retinoblastoma quando tinha 11 meses e ainda está em tratamento. A falta de informação sobre a doença levou o casal a criar a campanha com o intuito de promover o diagnóstico precoce e a saúde ocular na infância.
Tiago e Daiana descobriram o retinoblastoma quando já estava num grau considerado avançado.
“O que mais gostaríamos era de estar navegando na internet e ter acesso a um vídeo de um casal dizendo o que está acontecendo com a filha deles”.
O vídeo postado pela família Leifert no Instagram, em janeiro de 2022, comoveu milhões de brasileiros.
“Queremos que as famílias consigam chegar ao diagnóstico antes do que nós conseguimos, e por isso é fundamental divulgar informação e ficar de olho nos olhinhos”, afirma Tiago.
“Ficar atento a sinais como um reflexo branco, o ‘olho de gato’, e estrabismo é fundamental para ajudar a detectar não só o retinoblastoma, mas várias outras doenças. O diagnóstico precoce pode salvar a visão e a vida dos nossos filhos”, alerta Daiana Garbin.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), há entre 200 a 250 casos novos por ano no Brasil, 7.500 a 8 mil no mundo, e a grande preocupação é o diagnóstico tardio.
Segundo o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento, assistência, diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos casos de retinoblastoma, de forma integral e gratuita.
SERVIÇO
Campanha de Olho nos Olhinhos
Conscientização e alerta sobre o retinoblastoma, um tumor ocular que acomete crianças entre 0 e 5 anos
Dia: 16 de setembro (sábado)
Hora: Das 10h às 22h
Local: Pátio central térreo do Maceió Shopping
Endereço: Av. Comendador Gustavo Paiva, 2990 – Mangabeiras
Realização: Uncisal e Hospital Veredas