A Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal) lança, no próximo dia 11 de agosto, o prêmio Guerreiro da Inclusão Gerônimo Ciqueira. A data marca a passagem do aniversário de 42 anos da instituição.
A honraria será destinada às pessoas que ao longo dos anos vêm contribuindo para o fortalecimento da instituição e do movimento em defesa dos direitos da pessoa com deficiência.
A premiação está dividida em várias categorias: Incentivo ao Esporte Adaptado; Defesa de Direitos, Compromisso Social, Atleta Paraolímpico, Arte, Cultura e Lazer, Acessibilidade, Empresa Parceira e Parceiros da Inclusão.
Luta
Ao falar da criação da honraria, a presidente da Adefal, Graça Dias, destaca a importância do saudoso Gerônimo Ciqueira na luta em defesa das pessoas com deficiência.
“Gerônimo levantou essa bandeira da inclusão há mais de 40 anos, viajou por todo o estado de Alagoas para tirar muitos deficientes que viviam escondidos em seus quartos. Hoje, falar em acessibilidade, inclusão e direitos das pessoas com deficiência é algo nobre que merece aplausos; naquela época não. Só quem viveu sabe os preconceitos e a discriminação da sociedade. Não é que hoje não exista preconceito ou descriminação, mas com certeza é bem menos que no passado”, desabafa a presidente.
A Entrega da honraria acontecerá durante a programação oficial dos 42 anos da Adefal, na sede da instituição, no dia 11 de agosto. A programação terá início às 9 horas com uma missa em ação de graças e, às 10h, terá início a solenidade de entrega da honraria.