Agora, é possível oficializar a venda de um veículo, em Alagoas, sem que seja necessário fazer o registro em cartório da transação. A venda virtual poderá ser feita por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Com a nova funcionalidade, proprietários de veículos não precisarão fazer o reconhecimento de firma, e a comunicação de venda será feita totalmente pelo aplicativo, reforça o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Passo a passo
A primeira etapa é a instalação do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, que está disponível nos sistemas Android e iOS. Depois, deve-se acessar a conta do Gov.br com selo de confiabilidade prata ou ouro.
Em seguida, o comprador assina digitalmente a intenção de venda. O vendedor, então, será informado pelo aplicativo, e também deverá assinar o documento de forma digital, com biometria facial.
No final do processo, o comprador do veículo deverá procurar o Detran-AL para realizar a vistoria e concluir a transferência do veículo que acabou de adquirir.
Detran Digital
Para Marco Fireman, diretor-presidente do Detran-AL, essa é mais uma ação que busca modernizar os procedimentos atendendo as principais demandas da população.
“Iremos reduzir bastante a burocracia nas transferências de veículos. Isso faz parte do projeto Detran Digital, que facilita ainda mais a vida do cidadão alagoano”, afirma Marco Firemen
Além de Alagoas, é possível vender e comprar de forma digital em Sergipe, Acre, Paraná, Ceará, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.