Maceió, AL

30°C
Clear sky

Startup de bio dermocosméticos aposta no mercado sustentável

Bidecos desenvolveu pomada para prevenção de assaduras completamente natural, vegana e sem cheiro
Startup alagoana atua na área de bio dermocosméticos, artigos naturais, orgânicos e veganos destinados aos cuidados com a pele (fotos: Ascom Fapeal)

O setor de dermocosméticos no Brasil registrou, em 2022, crescimento de 24% em relação ao ano anterior. Os dados são da NielsenlQ/Ebit, que atua no monitoramento do e-commerce.

A área passou a ocupar o segundo lugar em termos de aumento na intenção de compras de produtos do setor de beleza e autocuidado. Foi de olho nesse mercado e com uma proposta sustentável que surgiu a Bidecos.

PUBLICIDADE


A startup alagoana atua na área de bio dermocosméticos, artigos naturais, orgânicos e veganos destinados aos cuidados com a pele, que possuem ativos e substâncias usados em diferentes tratamentos dermatológicos.

A Bidecos conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), por meio do edital Centelha. A chamada tem como objetivo transformar ideias inovadoras em startups de sucesso.

Uma das fundadoras da empresa, Paula Renée destaca que o incentivo da Fapeal foi essencial para que a empresa estruturasse os seus itens. Segundo ela, os recursos se tornaram primordiais para dar suporte à startup, incentivando-a a prosseguir.

“A lista de alvarás, licenças e normas obrigatórias é enorme e tudo isso tem um preço alto a ser pago. Sem o incentivo financeiro do Centelha, a Bidecos nunca teria saído do papel. Não somente pelo apoio financeiro, mas também por toda a mentoria que tivemos durante a execução do projeto que foi fundamental para definição do nosso plano de negócio”, abordou a empreendedora, que é engenheira química.

Pomada

Ela e mais três sócios Renalva de Macedo, Mariana de Costa e Paulo André de Lima submeteram a ideia de uma pomada de prevenção contra assaduras, sem cheiro, vegana e natural. O produto seria promovido também como artigo de lançamento da marca, introduzindo a Bidecos no mercado e levando a inovação para os consumidores.

Apoiada pela Fapeal, a Bidecos desenvolveu a tecnologia de uma pomada para prevenção de assaduras completamente natural, vegana e sem cheiro

A empresa já deu início ao processo de vendas e pretende aportar o fluxo de caixa para um retorno em investimentos e o lançamento de novos produtos.

As expectativas para os gestores da startup estão voltadas à evolução dos produtos e à comercialização deles no mercado alagoano, principalmente da pomada desenvolvida através do apoio da Fapeal.

Quadro majoritário

A Bidecos é uma startup liderada por mulheres, com um quadro feminino de 75% dentro de sua formação, o que se tornou motivo de orgulho para a fundadora.

“Falar de mulheres e liderança na mesma frase forma uma combinação natural hoje em dia, mas nem sempre isso foi realidade. Nossa empresa é 75% de mão de obra feminina, nós temos voz ativa e o respeito é nossa regra de ouro. Até hoje não tivemos problemas com fornecedores ou parceiros pelo fato de serem mulheres que administram a empresa, mas também nunca demos espaço para guerras de gênero”, explicou.