O Espaço Maceió é Massa, localizado no estacionamento do antigo Alagoinhas, na orla da Ponta Verde, recebe, neste domingo (8), o 2º Encontro de Percussão de Maceió, o Prá Ká Tum. O evento é promovido pelo Projeto UBUNTU, em parceria com a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), a partir das 15 horas.
A primeira edição aconteceu em 2019, na Praça Marcílio Dias, no Jaraguá. Mas devido à pandemia de Covid-19, só agora, em 2023, foi possível a realização de um novo encontro.
“O evento foi criado para mostrar, através da percussão, que juntos somos mais fortes e que a percussão é uma linguagem universal que não discrimina, nem segrega e que percussão é vida. Se nosso coração não ‘bater’ (percutir) não existirá vida”, explica Mestre César Araújo, um dos idealizadores do projeto.
Movimento
O encontro comemora também 37 anos do movimento percussivo em Alagoas. Uma trajetória de muita cultura, envolvimento com jovens, trabalhos sociais, criação de grupos que formam uma grande rede de economia criativa.
O objetivo do evento é reunir o máximo de percussionistas e batuqueiros possível para reverenciar a percussão, promovendo um momento de interação, aprendizado e enriquecimento cultural na cidade. O evento é totalmente gratuito e aberto ao público.
O Espaço Maceió é Massa leva para a orla marítima apresentações de diversos artistas locais, selecionados através dos editais de credenciamento da FMAC, valorizando a cultura local, gerando emprego e renda, além do fortalecimento do turismo e da economia do Município.