O portal de serviços tributários da Prefeitura de Maceió registrou, em 2022, 4,5 milhões de acessos, com uma média diária de mais de 12 mil visitas.
O portal é um dos principais canais de atendimento da Fazenda Municipal, oferecendo muito mais praticidade e comodidade aos contribuintes maceioenses.
Dentre os serviços mais procurados estão a emissão do IPTU 2022, com 240 mil acessos, e a busca de dados cadastrais de imóveis, com 87 mil. O tempo médio para o serviço pretendido é de um minuto e 29 segundos.
O portal oferta mais de 70 serviços de natureza imobiliária, mercantil, administrativa, além realizar parcerias com outros órgãos municipais, ofertando serviços como o agendamento para o atendimento presencial.
Redução do tempo de espera
Para o diretor de Relacionamento com o Contribuinte, Phillippe Félix, os números são muito bem-vindos e revelam a adesão cada vez maior da população ao modelo de atendimento remoto e autônomo oferecido pela Prefeitura de Maceió.
“O portal concentra todos os serviços que são de interesse dos contribuintes e empresas municipais, como emissão de guias, certidões, agendamentos, processos, entre outros”, explica
O portal, reforça o diretor, elimina a necessidade de deslocamento e reduz o tempo de espera, dando ao cidadão a oportunidade de resolver suas pendências de forma confortável e muito mais acessível, onde ele estiver’.
Oferta de serviços personalizada
A Secretaria Municipal de Economia (Semec), que gerencia o portal, tem trabalhado para implantar medidas que personalizem a oferta de serviços na área pública e facilitem a vida do contribuinte, com menos burocracia.
“Contamos com um departamento de gestão de qualidade no atendimento, onde analisamos dados e buscamos entender como aperfeiçoar aquele serviço, considerando as necessidades mais recorrentes vindas dos contribuintes’’, finaliza.
Os planos da secretaria para 2023 incluem ampliar estes serviços e torná-los ainda mais funcionais.
Acesse o portal clicando aqui.