De janeiro a outubro, 2.155 vagas de emprego foram ofertadas pelo Sine Maceió e 4.264 profissionais foram encaminhados para seleções de emprego. César Almeida, 33, foi uma das 939 pessoas que procuraram atendimento e já está em treinamento numa empresa da área de Vendas.
“Estava fora do mercado de trabalho. O Sine me trouxe a solidez da perspectiva porque tem uma busca mais séria. Anteriormente já tinha usado o serviço e tinha conseguido um emprego. Agora também está tudo encaminhando”, afirma o trabalhador.
Inclusão produtiva de trabalhadores
O secretário municipal do Trabalho, Maurício Filho, explica que as ações de inclusão produtiva dos trabalhadores ajudam na conquista das oportunidades que as empresas oferecem via Sine Maceió. O serviço realizado ajuda na intermediação entre as empresas e os trabalhadores.
“Temos projetos já encaminhados para melhorar o encaminhamento dos profissionais, de forma mais assertiva. Estamos com parceiros para a qualificação e a formação continuada dos profissionais. Garantindo melhores oportunidades para eles”, esclarece Maurício Filho.
Resultado de políticas públicas
As políticas públicas nas áreas econômicas e sociais desenvolvidas pela Prefeitura de Maceió têm ajudado a aumentar o número de trabalhadores empregados na capital. A cidade acumula um saldo anual positivo de quase 10 mil maceioenses no mercado de trabalho.
O aumento na oferta de qualificações e formações profissionais com projetos desenvolvidos pela gestão municipal, a exemplo do Favela 3D, Emprega Mulher e capacitações profissionais nas parcerias do Sine Maceió incentivam a empregabilidade da população.
Orientação aos trabalhadores
Os serviços do Sine Maceió são gratuitos e compreendem orientações aos trabalhadores, cadastro de currículo e captação de vagas com empresas. O posto de atendimento está localizado no segundo piso do Shopping Popular, no centro, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h.