O website iNTERiORes: narrativas fotográficas reúne fotos que revelam práticas ancestrais da agricultura familiar captadas no povoado Pedrão, Olho D’Água das Flores, Sertão alagoano. O trabalho é da fotógrafa Juliana Krisam e do jornalista Paulo Marcondes, idealizadores da iniciativa, e pode ser conferido no endereço eletrônico: www.iapois.com.br/interiores.
Tudo começou em 2008, quando ocorreram as primeiras visitas ao povoado Pedrão para a produção do documentário iApOis.
Passados quase 17 anos, foi feita outra imersão de três dias à região, em agosto de 2024, quando os fotógrafos percorreram os sítios Andreza, Areias, Pedra do Céu, Pedrão Velho e ainda as Comunidades Quilombolas Gameleiro e Guarani.
As imagens revelam práticas ancestrais da agricultura familiar como a bata do feijão, que consiste na retirada do grão da vagem seca; o transporte do alimento, e a trituração da palha de milho para a feitura de silos, que garante a alimentação do gado no período da seca.
O trabalho retrata, ainda, o beneficiamento da castanha do caju e a importância do carro de boi, ainda hoje presente na agricultura familiar.
Para o jornalista Paulo Marcondes, retornar ao local foi impactante porque as imagens retratam mudanças significativas nos hábitos de vida dos moradores do povoado Pedrão, desde a instauração do programa Luz para Todos.
“O Sertão mudou quando a luz chegou aos povoados e sítios da região. Com a energia veio a água, bombeada pelo motor elétrico, a televisão, as cisternas, o asfalto e o cimento tomou lugar dos tijolos de barro e mudou a arquitetura das novas construções. Assistimos ao fim das noites de contação de histórias durante a lua cheia, vimos as motos ocupando o lugar dos carros de boi até na condução do gado pelas estradas”, diz o jornalista.
Autodescrição
O site iNTERiORes é acessível com recursos de autodescrição das imagens e utiliza uma ferramenta de conversão para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). As imagens e textos utilizam a licença (cc) Creative Commons que pré autoriza o seu uso para fins educacionais e culturais, sem fins lucrativos, desde que seja citado o nome do autor da foto e do site no modelo “nome-autor/iNTERiORes”.
De setembro e dezembro de 2024, as fotos selecionadas foram expostas em Maceió, na Biblioteca Benevides Monte do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), na Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), na biblioteca da Faculdade Estácio, na Escola Estadual Virgínio de Campos e durante o Encontro Nacional de Estudantes de Artes, que ocorreu no ICHICA/UFAL.
Em 2025, a iniciativa pretende levar a exposição para a Biblioteca Central, para o Instituto de Ciências Sociais e para a Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design da Ufal, em Maceió. As exposições itinerantes serão concluídas na Associação Quilombola do Gameleiro, local que vai abrigar de forma permanente as fotografias no povoado.
O projeto iNTERiORes: narrativas fotográficas foi patrocinado pela Lei Paulo Gustavo, através do edital da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa/ Prefeitura de Maceió, e pelo Ministério da Cultura/ Governo Federal.
Mais informações podem ser obtidas pelo número (82) 9 9932-2392 e ainda pelo Instagram @interiores_alagoas.