Maceió, AL

30°C
Clear sky

Vinte anos depois, dona de casa consegue certidão de nascimento

Adriana Vieira precisou do apoio do TJAL para obter segunda via de documento, originalmente expedido em São Paulo
Adriana, de Mata Grande, com sua certidão de nascimento, em ação promovida pelo TJAL

A dona de casa Adriana Souza Calixto viajou de Mata Grande, onde reside, até Delmiro Gouveia para receber a segunda via de sua certidão de nascimento. Havia duas décadas que não dispunha do documento.

“Eu estava lutando há anos para fazer esse documento e não estava conseguindo porque era muito caro para enviarem de São Paulo para Alagoas. Cheguei aqui e rapidinho consegui”, comentou.

PUBLICIDADE


Adriana é uma das centenas de pessoas que aderiram à campanha “Registro para todos”, da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), objetivando a emissão da segunda via do referido documento.

Ela também obteve o Registro Geral (RG) e a segunda via das certidões de nascimento dos filhos. “Minha identidade era a de quando eu tinha 16 anos. Quando apresentava, as pessoas não aceitavam”, completou.

A agricultora Mônica Fernandes, moradora de Delmiro Gouveia, obteve o primeiro Registro Geral (RG) das filhas, Natália e Louise, de sete e três anos de idade.

“É importante a identidade porque tem vários lugares que solicitam para atendimento. Vou apresentar na escola, que é preciso para as minhas filhas. O atendimento foi muito rápido”, comentou.

A campanha Registro para Todos é realizada em parceria com as cartórios extrajudiciais com atribuição de registro civil de pessoas naturais de Delmiro e demais localidades.

Também fazem parte da ação a Superintendência Regional do Trabalho, Instituto de Identificação, Receita Federal, secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Infância e Juventude e de Saúde.

A ação também promove a vacinação de crianças e adultos que desejam completar o esquema vacinal.