A dona de casa Adriana Souza Calixto viajou de Mata Grande, onde reside, até Delmiro Gouveia para receber a segunda via de sua certidão de nascimento. Havia duas décadas que não dispunha do documento.
“Eu estava lutando há anos para fazer esse documento e não estava conseguindo porque era muito caro para enviarem de São Paulo para Alagoas. Cheguei aqui e rapidinho consegui”, comentou.
Adriana é uma das centenas de pessoas que aderiram à campanha “Registro para todos”, da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), objetivando a emissão da segunda via do referido documento.
Ela também obteve o Registro Geral (RG) e a segunda via das certidões de nascimento dos filhos. “Minha identidade era a de quando eu tinha 16 anos. Quando apresentava, as pessoas não aceitavam”, completou.
A agricultora Mônica Fernandes, moradora de Delmiro Gouveia, obteve o primeiro Registro Geral (RG) das filhas, Natália e Louise, de sete e três anos de idade.
“É importante a identidade porque tem vários lugares que solicitam para atendimento. Vou apresentar na escola, que é preciso para as minhas filhas. O atendimento foi muito rápido”, comentou.
A campanha Registro para Todos é realizada em parceria com as cartórios extrajudiciais com atribuição de registro civil de pessoas naturais de Delmiro e demais localidades.
Também fazem parte da ação a Superintendência Regional do Trabalho, Instituto de Identificação, Receita Federal, secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Infância e Juventude e de Saúde.
A ação também promove a vacinação de crianças e adultos que desejam completar o esquema vacinal.