Maceió, AL

30°C
Clear sky

Viçosa retoma folguedo popular com a revitalização da Praça da Cavalhada

Equipamento será reinaugurado neste sábado (28) com a realização do tradicional torneio equestre pelos "Pares de França"
Praça da Cavalhada, no Mutirão Área 7, foi revitalizada e ampliada (foto: Ascom Viçosa)

O prefeito de Viçosa, João Victor, inaugura, neste sábado (28), a partir das 16 horas, as obras de revitalização e ampliação da Praça Synfrônio dos Passos Vilela, também conhecida como “Praça da Cavalhada”, no Mutirão Área 7.

A obra contempla a revitalização do palco e do anfiteatro (multieventos). Foram implementadas melhorias na acessibilidade em toda a extensão da Praça da Cavalhada e construídos dois quiosques. O novo espaço de alimentação vai gerar trabalho e renda aos viçosenses.

PUBLICIDADE


Na área, a Prefeitura também instalou uma academia pública e um playground com equipamentos doados pelo Governo do Estado, por meio do programa Minha Cidade Linda. Toda a rede elétrica foi substituída, culminando com a instalação de um sistema de iluminação moderno e mais eficiente.

A Praça Synfrônio dos Passos Vilela, junto com a Pista de Cavalhada, foi inaugurada em 13 de outubro de 1991, ainda na gestão do saudoso prefeito Nivaldo Vasconcelos. Desde então, nunca havia passado por uma reforma desta magnitude.

Cavalhada

A Pista de Cavalhada Synfrônio dos Passos Vilela também foi totalmente revitalizada. O espaço para a prática do tradicional torneio equestre recebeu um novo sistema de iluminação e construção de mureta proteção, dentre outras melhorias.

A revitalização da pista vai permitir a retomada das apresentações do folguedo, uma tradição secular em terras brasileiras, especialmente em Viçosa, conhecida como a “Terra do Folclore”.

Neste sábado (28), os “Pares de França”, como também é conhecida a Cavalhada, voltam a se apresentar no maior e melhor palco de Alagoas para a prática do torneio equestre: a Praça Synfrônio dos Passos Vilela.

Na ocasião, cavaleiros que fizeram história serão homenageados (in memoriam): Francisco Bahia, o “Chico Tampa”; e Darci Pedrosa, além do pecuarista Eliobas Lôbo Pereira.

Synfrônio  

Filho de Joaquim Estevão dos Passos Vilela (Major Quinca) e Francisca Barbosa de Jesus Vilela, Synfrônio nasceu em 20 de julho de 1893, no Engenho Ingazeira, em Viçosa, e faleceu no dia 6 de outubro de 1985, com 93 anos de idade.

Puxados pela Banda de Pífanos, os Pares de França se apresentam (foto: Ítalo Accioly / cortesia)

Foi mestre de Cavalhada, um dos principais matinadores de seu tempo. Profundo conhecedor das rígidas regras das corridas, serviu de fonte de pesquisa sobre o tema e tem seu nome vastamente citado em diversos livros e artigos sobre a cavalhada tradicional.