O prefeito de Viçosa, João Victor, inaugura, neste sábado (28), a partir das 16 horas, as obras de revitalização e ampliação da Praça Synfrônio dos Passos Vilela, também conhecida como “Praça da Cavalhada”, no Mutirão Área 7.
A obra contempla a revitalização do palco e do anfiteatro (multieventos). Foram implementadas melhorias na acessibilidade em toda a extensão da Praça da Cavalhada e construídos dois quiosques. O novo espaço de alimentação vai gerar trabalho e renda aos viçosenses.
Na área, a Prefeitura também instalou uma academia pública e um playground com equipamentos doados pelo Governo do Estado, por meio do programa Minha Cidade Linda. Toda a rede elétrica foi substituída, culminando com a instalação de um sistema de iluminação moderno e mais eficiente.
A Praça Synfrônio dos Passos Vilela, junto com a Pista de Cavalhada, foi inaugurada em 13 de outubro de 1991, ainda na gestão do saudoso prefeito Nivaldo Vasconcelos. Desde então, nunca havia passado por uma reforma desta magnitude.
Cavalhada
A Pista de Cavalhada Synfrônio dos Passos Vilela também foi totalmente revitalizada. O espaço para a prática do tradicional torneio equestre recebeu um novo sistema de iluminação e construção de mureta proteção, dentre outras melhorias.
A revitalização da pista vai permitir a retomada das apresentações do folguedo, uma tradição secular em terras brasileiras, especialmente em Viçosa, conhecida como a “Terra do Folclore”.
Neste sábado (28), os “Pares de França”, como também é conhecida a Cavalhada, voltam a se apresentar no maior e melhor palco de Alagoas para a prática do torneio equestre: a Praça Synfrônio dos Passos Vilela.
Na ocasião, cavaleiros que fizeram história serão homenageados (in memoriam): Francisco Bahia, o “Chico Tampa”; e Darci Pedrosa, além do pecuarista Eliobas Lôbo Pereira.
Synfrônio
Filho de Joaquim Estevão dos Passos Vilela (Major Quinca) e Francisca Barbosa de Jesus Vilela, Synfrônio nasceu em 20 de julho de 1893, no Engenho Ingazeira, em Viçosa, e faleceu no dia 6 de outubro de 1985, com 93 anos de idade.
Foi mestre de Cavalhada, um dos principais matinadores de seu tempo. Profundo conhecedor das rígidas regras das corridas, serviu de fonte de pesquisa sobre o tema e tem seu nome vastamente citado em diversos livros e artigos sobre a cavalhada tradicional.