A Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, e o Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), promoveram, nesta terça-feira (9), a entrega de 8,9 toneladas de sementes de milho e feijão.
A distribuição foi realizada por meio do Programa Planta Alagoas e vai beneficiar mais de 500 famílias de agricultores de sete associações e do arrendamento social de terras do Programa Cultiva Mais Viçosa.
A solenidade aconteceu em frente à sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, na Avenida Firmino Maia, e contou com a presença do prefeito de Viçosa, João Victor; do titular da Pasta, Israel Moura; de agricultores e de presidentes de associações rurais.
“Com as sementes chegando no tempo certo e a disposição para o trabalho dos nossos agricultores, teremos, certamente, uma boa safra para colher logo em breve”, afirmou o prefeito de Viçosa.
Durante a solenidade, João Victor fez um balanço das ações realizadas pela Gestão Municipal na área da Agricultura, com destaque para o projeto de aração, preparando as terras dos pequenos agricultores para o plantio.
“Fizemos o maior projeto de gradeamento de terras, com a maior área arada da história de Viçosa, feita pelo poder público. Foram quase 600 tarefas gradeadas até o momento. Ainda estamos finalizando algumas áreas, mas vamos beneficiar cerca de 400 pequenos produtores rurais aqui do nosso município”, garantiu João Victor.
O secretário Israel Moura destacou o tempo recorde em que a operação de distribuição de sementes aconteceu em Viçosa.
“As sementes chegaram aqui, entregues pelo Governo do Estado, e, em menos de 48 horas, vamos tirá-las de dentro da Secretaria e levá-las para o campo que é o lugar delas”, afirmou.
Tesoureiro da Associação do Assentamento Dourada, Luciano Martins dos Santos comemora a chegada, “no tempo certo de plantar”, das sementes de milho e feijão.
“O tempo tá bom: chuva e sol, tudo permitido por Deus e no momento adequado para plantar. É correr, distribuir para o agricultor e o agricultor botar a semente no chão para produzir e colher com força”, festejou.
“A chegada das sementes é importante demais porque não temos condições de comprar. O Governo mandando é melhor pra gente plantar, colher e vender”, acrescenta o agricultor José Pereira da Silva, um dos beneficiados com o arrendamento social de terras do Programa Cultiva Mais Viçosa, executado pela Prefeitura Municipal.