A Verde Alagoas anunciou que fará, até o final de 2023, o investimento de R$ 43 milhões em melhorias dos processos de tratamento da água, implantação de novas redes de distribuição, aquisição de equipamentos e reformas das plantas operacionais.
Até 2026, o planejamento da empresa é aplicar mais R$ 400 milhões para cumprir a universalização da água nos 27 municípios atendidos, na Zona da Mata e Litoral Norte. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (2), um dia após a concessionária completar um ano em operação no estado, em 1º de outubro.
Durante esse período, a empresa ressalta que foi necessário atuar na recuperação e modernização de uma rede de infraestrutura fragilizada, já debilitada por falta de manutenções e investimentos nas duas regiões.
“Como no abastecimento de água, em diversos casos, a rede existente não era suficiente para atender os moradores dos municípios. Neste ano, o investimento da Verde Alagoas para fornecimento de água somou R$ 38 milhões. Já para estruturação do esgotamento sanitário, o valor foi cerca de R$ 4 milhões”, pontua a empresa.
Em termos comparativos, a Verde Alagoas cita que após assumir a operação, ampliou a rede de distribuição de água o equivalente a 133 estádios de futebol, em se tratando de distância.
“Com isso, moradores de dez municípios foram beneficiados com a infraestrutura e disponibilidade de água encanada direto na torneira neste primeiro ciclo de operação, como: Campestre, Capela, Chã Preta, Ibateguara, Japaratinga, Joaquim Gomes, Maragogi, São Miguel dos Milagres, Porto Calvo e União dos Palmares”, destaca.
Em cumprimento ao Marco Legal do Saneamento Básico, a Verde Alagoas ressalta que tem meta de garantir a universalização dos serviços em dois períodos distintos: que o abastecimento de água seja levado para toda a população da região atendida no prazo de cinco anos.
Já a rede de esgoto deve chegar a 90% dos moradores, no período de onze anos.
Obras importantes
Seis municípios alagoanos foram beneficiados com a ativação de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). De acordo com o estudo, treze plantas foram identificadas de forma inoperante, sendo possível a ativação de sete estações, com intervenções técnicas pela empresa.
“Uma ETE é fundamental para que os efluentes retornem para a natureza despoluídos, preservando os corpos hídricos”, observa a empresa.
Em Chã Preta e Branquinha, por exemplo, a empresa investiu R$ 1,2 milhão nas melhorias operacionais nas Estações de Tratamento de Água (ETA), com a ampliação da capacidade de produção de água tratada, aquisição de painéis e bombas para captação, além do gerador de cloro, colaborando com a segurança operacional e o desenvolvimento sustentável.
O investimento da concessionária nos municípios beneficiou mais de 15 mil moradores das regiões.
Em Capela, o operacional acelerou a força tarefa para implantar uma nova rede de distribuição de água no Centro. Cinco ruas da região foram beneficiadas com a implantação.
A empresa investiu cerca de R$ 150 mil na ampliação de mil metros de rede. Para ser beneficiado com a implantação, a Verde Alagoas orienta sobre a importância de conectar a residência com a rede de água.
A concessionária também implantou uma adutora de água tratada em Porto Calvo para desviar o antigo equipamento localizado no leito do rio Manguaba, o que garantiu maior disponibilidade de abastecimento aos mais de 28 mil moradores.
Nesta obra de modernização, que teve duração de dois meses, a empresa investiu R$ 300 mil.
Investimentos
A Verde Alagoas destaca que a nova frota de caminhões oferece mais agilidade nas atividades de sucção, desobstrução de rede coletora de esgoto e manutenção nas elevatórias e estações de tratamento de esgoto (ETEs).
Três equipamentos (hidrojato, incluindo vácuo e roots) foram adquiridos para beneficiar mais de 77 mil habitantes, em 16 municípios, e já estão sendo utilizados nas regiões atendidas.
O trabalho de limpeza preventiva nas redes de esgoto é feito semanalmente nas localidades atendidas pela empresa. Em um ano de operação, já foram retiradas mais de 60 toneladas de resíduos, nas duas regiões de atendimento: Zona da Mata e Litoral Norte.
Benefício da tarifa social
A empresa também possui tarifa social para auxiliar famílias de baixa renda, com dificuldade financeira, por meio de descontos nas faturas mensais. Ao total, a Verde Alagoas conta com mais de 4 mil beneficiários, com destaque para União dos Palmares com 831 famílias, Ibateguara com 423 e Capela, 337.
A Verde Alagoas informa que para solicitar o benefício é preciso procurar uma loja de atendimento da Verde, no seu município, e verificar os critérios específicos para o cadastro.
A tarifa social também pode ser solicitada via Whatsapp, no número 0800 941 0195.
Proximidade
Dentro dos municípios, a empresa desenvolve uma série de programas de conscientização e mobilização nas questões de preservação e conservação dos recursos naturais, como a importância do uso consciente da água e o uso adequado do esgotamento sanitário.
Mais de 350 crianças foram capacitadas pelo programa Nascente do Amanhã, com média de 25 alunos por sessão. A ação é feita na sala de aula com palestras para alunos de 8 a 10 anos.
As atividades contam também com um tabuleiro interativo, em formato de jogo, transformando as crianças participantes em desbravadores do saneamento. Toda a classe ganha um gibi confeccionado com a linguagem da literatura de cordel, produzido em parceria com a Associação de Cordelistas de Alagoas.
Já o Lideração é o contato direto e permanente com lideranças comunitárias. Oito comunidades foram alcançadas pelo programa, com média de 150 participantes, em União dos Palmares, Branquinha, Tanque D’Arca e Capela, Anadia, Passo de Camaragibe e Paulo Jacinto.
Comodidade
A Verde Alagoas ressalta que busca oferecer mais agilidade com diversas opções para pagamento da fatura mensal de água e esgoto, com modalidades que podem ser feitas de qualquer lugar, nos sete dias da semana.
A conta da concessionária possui um código QR Code para pagamento instantâneo por meio do PIX, de forma rápida e segura, como também o código de barras convencional.
A Verde está disponível, ainda, pela central de atendimento, que também é WhatsApp, pelo número 0800 941 0195. O horário de atendimento é das 7h às 21h.
O cliente também pode resolver pendências pela loja física, que está localizada em todos os municípios de atendimento. Confira no site da verdealagoas.com.br. Há ainda o aplicativo Sansys Agência Virtual.
Com a ferramenta, é possível ter acesso a segunda via da fatura e acompanhar o consumo da unidade. É preciso ter o CPF ou CNPJ do proprietário do imóvel para ter acesso.
A Verde Alagoas é formada pela parceria entre CYMI BRASIL e Aviva Ambiental. A empresa venceu o leilão para prestação dos serviços de água e esgoto no Bloco C, formado por 27 municípios do Litoral Norte e da Zona da Mata.
A concessionária iniciou a operação nas localidades em outubro do ano passado, e informa que vai investir R$ 1 bilhão durante os próximos 35 anos, beneficiando mais de 400 mil alagoanos.