Há 13 anos, o professor aposentado Manoel dos Passos Vilela, 73 anos, mais conhecido como “Vô”, instala no jardim da casa dele a Árvore de “Latal”. Sim, você não leu errado! São mais de mil latinhas de alumínio que dão forma à estrutura decorativa, penduradas nos galhos de um prosaico e robusto pé de macaxeira.
Árvore de Latal é a grande atração da Rua Tibúrcio Nemésio, no Centro de Viçosa, a 86 km de Maceió, no Vale do Paraíba alagoano. Iluminada, ela atrai os olhares e faz parar quem passa pela casa de número 03, onde mora o Vô, filho do saudoso folclorista Sinfrônio Vilela.
O Vô acendeu a Árvore de Latal na noite desta sexta-feira (16), mas os trabalhos de montagem começaram há dez dias. A ideia surgiu ao notar a grande quantidade de latas de alumínio que se acumulavam na chácara que possui, ao fim de comemorações com amigos e familiares.
“Sobravam muitas latas e eu fiquei pensando no que fazer delas. Na época, nem se falava tanto em reciclagem”, recorda Vô.
E a Árvore de Latal fica carregada de “frutos” sustentáveis. Além de receber e gratificar as pessoas que lhe entregam as latas, Vô doa os anéis de alumínio a instituições filantrópicas.
“Quando o Natal termina, eu guardo as latas em melhor estado para reutilizá-las no próximo ano e faço a doação daquelas que estão com a pintura mais desgastada aos catadores de materiais recicláveis”, conta.
A cada dois anos, em janeiro, o pé de macaxeira que serve de suporte para a Árvore de Latal é extraído. Raízes enormes com até 1,62 cm e 25 kg já foram arrancadas do solo viçoso. O alimento é distribuído com os amigos e moradores do entorno.
Há dois anos, brotou mais uma novidade: a árvore de Natal feita com garrafas PET.
“A mensagem que quero passar com essas árvores de natal diferentes das convencionais é uma mensagem de alegria e de reaproveitamento desses materiais, que poderiam estar sujando as ruas, o meio ambiente. Acredito que dessa forma, também, estamos preservando a limpeza urbana”, disse Vô.
Além de professor, Manoel dos Passos foi vereador por Viçosa por quatro mandatos, vice-prefeito e prefeito do município.
Ligado à cultura popular, ele mantém um museu na Praça Apolinário Rebelo que, no momento, passa por reforma, mas que, em breve, estará aberto ao público novamente.