A rede pública de saúde de São José da Laje, a 100 km de Maceió, vai implantar o serviço de inserção, sem custos, do Dispositivo Intrauterino (DIU). O anúncio foi feito pela prefeita do município, Ângela Vanessa.
“Pensando na saúde da mulher, estaremos implantando o DIU totalmente gratuito para as mulheres que desejam optar por esse método contraceptivo”, anunciou a prefeita, por meio das redes sociais.
“As mulheres que desejam utilizar esses serviços devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa”, acrescentou Ângela Vanessa, destacando as ações do município no Mês da Mulher.
Eficácia
O DIU é um dos métodos anticoncepcionais mais utilizados no mundo e ganha cada vez mais adeptas no Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) o considera um dos contraceptivos reversíveis mais seguros. Possui eficácia superior a 99%.
Trata-se, portanto, de um método contraceptivo não-hormonal ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É disponibilizado apenas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais com atendimento ginecológico. Infelizmente, muitas mulheres ainda têm dificuldade de acessar o serviço.