Do alto dos seus 24 metros, a imagem de Nossa Senhora do Pilar abençoa o município, banhado pela Lagoa Manguaba, que resplandece lá embaixo, servindo de espelho para o céu polvilhado de brancas nuvens. Aos pés da padroeira, estende-se a Via Sacra esculturada pelo mestre João das Alagoas, patrimônio vivo da cultura alagoana e um dos maiores escultores do país. A atmosfera no Santo Cruzeiro e Complexo Cultural Religioso Dilma Moreira Canuto é envolvente: inspira e enleva.
O lugar começou a se tornar ponto de peregrinação ainda em 1918, quando o padre Manoel Pacheco, da Ordem dos Jesuítas, ergueu ali uma cruz, que começou a atrair fiéis.
“Puseste no lenho da cruz a salvação da humanidade para que a vida ressurgisse de onde a morte viera”. A frase do Mistério da Santa Cruz (Missal Romano) está gravada na placa de inauguração no Novo Santo Cruzeiro, datada de 5 de agosto de 2020.
O espaço passou por uma ampla requalificação, obra executada pela prefeitura e o governo do Estado; ganhou as esculturas do mestre João das Alagoas e a imponente imagem de Nossa Senhora do Pilar, feita pelo escultor sergipano Regivaldo da Silva Santana, o “Giba”. O equipamento converteu-se, então, na grande aposta do município para impulsionar o turismo religioso no Pilar, município da Região Metropolitana de Maceió, distante 35 km da capital.
Na área, estão instalados um Centro de Informações Turísticas e um posto policial, onde ficam guarnições da PM e da Guarda Municipal. O Santo Cruzeiro e Complexo Cultural Religioso Dilma Moreira Canuto é aberto todos os dias à visitação pública. Segundo a prefeitura, equipes da Secretaria Municipal de Turismo acompanham as visitas de terça a domingo, das 8h às 18 horas.
Morador do Pilar, o estudante José Wiliam costuma frequentar o Santo Cruzeiro para apreciar a paisagem e rezar.
“É um ponto turístico muito bom que atrai as pessoas de cidades próximas e distantes. É também um ponto histórico, onde subia a Via Sacra. E eu acho muito bonito essa imagem, também”, disse o jovem apontando para o horizonte.
Semana Santa
Por ocasião da Semana Santa, a Paróquia de Nossa Senhora do Pilar promoverá, na Sexta-feira da Paixão (15), a encenação da Via Sacra Viva, que terá início às 4 horas, com saída da Igreja Matriz, no Centro da cidade, em direção ao Santo Cruzeiro.
“Essa Via Sacra Viva será realizada com o Grupo de Teatro Jesus e Maria, onde, em cada estação, meditaremos nos passos de Jesus até a morte na cruz. Então, em cada estação, teremos uma encenação, um momento de reflexão e uma oração, até a chegada ao Cruzeiro”, informou a coordenadora da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, Ingrid Fernanda Santos Silva.