O Projeto Mentes Brilhantes vai premiar, na próxima quarta-feira (4), as três melhores redações elaboradas pelos estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental II das escolas públicas de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas. Eles desenvolveram uma dissertação respondendo a seguinte pergunta: “Como você imagina o futuro da nossa escola em um mundo impactado pelas mudanças climáticas?”.
A cerimônia de premiação será realizada a partir das 9 horas, na sede da Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados de Maragogi (Coopeagro). Os autores das melhores redações serão premiados com tablets e medalhas.
Quatro estudantes foram classificados como finalistas. São eles: Jonas Ryan Félix da Silva, Luyza Ivanize dos Santos, Evelly Santos Trindade de Luna e Luís Henrique Silva do Nascimento. As posições de cada um deles serão reveladas durante a cerimônia.
O concurso de redação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), em parceria com as secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente, e de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agroindústria.
Segundo o diretor de Sustentabilidade da Seturde, Erick Phelipe, foram produzidas 247 redações, avaliadas por 30 profissionais de diversas instituições acadêmicas, a exemplo da Ufal, USP, UFPE, UPE e Ifal. Os textos precisavam ter de 15 a 24 linhas e obedecer critérios como criatividade, aplicabilidade, coerência e clareza das ideias apresentadas.
“A ideia é que essas redações fomentem projetos que possam ser discutidos no Legislativo, na Câmara de Vereadores”, revelou Erick Phelipe.