Profissionais de Saúde do município de Arapiraca vão desenvolver ações de conscientização com objetivo de prevenir e tratar a obesidade infantil, detectada em milhares de crianças do município.
“A reeducação alimentar, não só da criança, como também de toda a família, é fundamental para o combate à doença”, explica a secretária de Saúde, enfermeira Rafaella Albuquerque.
Segundo o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), em 2023, havia 6.992 crianças e adolescentes com sobrepeso ou obesidade, na rede de saúde pública de Arapiraca.
Semáforo da alimentação saudável
Para combater o problema, a Prefeitura vai promover o projeto “Semáforo da alimentação saudável”, nas Academias da Saúde, nos bairros Bom Sucesso, Verdes Campos e Perucaba.
As academias contribuem para manutenção de hábitos saudáveis para o combate à obesidade, oferecendo atividades físicas (judô para crianças) e práticas de alimentação saudável.
O monitoramento da evolução da criança é o primeiro passo para identificar a doença. O diagnóstico depende das medidas de peso, altura, idade e sexo para avaliar seu estado nutricional.
Este monitoramento é uma oportunidade para prevenir e controlar o problema, ressaltando que os hábitos alimentares saudáveis e a prática de exercícios físicos são essenciais e devem ser adotados.