O Programa Minha Chance já qualificou mais 1.050 pessoas em menos de um ano, em Penedo, por meio de cursos profissionalizantes gratuitos. Com as primeiras matrículas em agosto de 2023, a parceria da Prefeitura Municipal com o SESI/SENAI Alagoas prepara a mão de obra local para o mercado de trabalho e o empreendedorismo.
“Nós investimos mais de 3 milhões de reais para que os cursos sejam ofertados em Penedo, sem custo para as pessoas que precisariam pagar para fazer em outra cidade, como Maceió ou Arapiraca, gastando ainda com passagem e alimentação”, explica o prefeito do município, Ronaldo Lopes.
A iniciativa que envolve a melhor escola de formação profissional da América Latina acontece em articulação com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SEMASDH), trabalho que formou mais 250 pessoas nesse final de semana.
“Este programa é, de fato, a chance de mudança para melhor e algumas pessoas já alcançaram essa transformação positiva através do nosso programa”, afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Ana Teresa Lopes, na solenidade realizada na noite de sábado, 21, no Centro de Convenções e Eventos Comendador Zeca Peixoto, o antigo Cinema São Francisco.
A cerimônia entregou o certificado para concluintes dos cursos de Confeiteiro, Costureiro, Assistente Administrativo, Injeção Eletrônica em Motocicletas, Injeção Eletrônica em Ciclomotores, Soldador, Eletricista de Automóveis, Operador de Computador, Mecânico de Motocicletas, Assistente de Planejamento e Controle da Produção, Instalador de Refrigeração e Climatização Doméstica, Eletricista Predial e Operador de Processos de Industrialização de Pães, Massas Alimentícias, Bolos e Biscoitos.
Novas turmas
Representando o SESI/SENAI Alagoas, Thiana Cysneiros, disse que o Minha Chance “brilha nos nossos olhos” e que os instrutores já residem em Penedo, anunciando que novas turmas serão abertas ao longo do ano e fazendo um alerta para quem se interessar em aprender uma profissão, sem pagar nada pela qualificação.
“Não inicie o curso e depois desista porque você está tirando a oportunidade de outra pessoa e vai aprender com os melhores instrutores. Eles são escolhidos por meio de processo seletivo, tem uma qualificação, e vocês percebem isso quando estão estudando”, comentou Thiana na solenidade que lotou o Centro de Convenções.
Entre as 250 pessoas formadas, destaque para Sirleide Pereira, uma senhora de 65 anos residente no bairro Santa Isabel. Aluna da Educação de Jovens e Adultos ofertada pela Prefeitura de Penedo, ela conta que soube pela professora sobre a formação gratuita, oportunidade que aproveitou e concluiu o curso de pães e massas.
Além do certificado profissional, ‘dona’ Sirleide voltou pra casa com outra conquista: o Benefício de Prestação Continuada (BPC), direito agilizado por meio do Programa Viver Melhor, outra frente de trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social.