Maceió, AL

30°C
Clear sky

Programa de apoio à agricultura familiar é fortalecido em Arapiraca

Termo de cooperação foi assinado pelo prefeito Luciano Barbosa, deputado Paulão, secretário de Desenvolvimento Rural e pelo presidente da Unamaa
Ato de assinatura ocorreu no Centro Administrativo Municipal; programa tem mais de 1.800 tarefas de terra e dezenas de agricultores atendidos (crédito: Carlos Magno)

O programa de apoio ao homem e à mulher do campo “Terra Pronta” recebeu importante apoio nesta sexta-feira (19), em Arapiraca. O prefeito Luciano Barbosa, o deputado federal Paulão (PT/AL), o secretário de Desenvolvimento Rural, Genivaldo Oliveira, e o presidente da União das Associações Comunitárias de Arapiraca (Unamaa), Jorge Marques, assinaram o Termo de Cooperação para o fortalecimento da iniciativa.

O ato de assinatura ocorreu no Centro Administrativo Municipal. O programa tem mais de 1.800 tarefas de terra e dezenas de agricultores atendidos.

PUBLICIDADE


“Com esse apoio, vamos triplicar a nossa renda. Ele chega na hora certa com o início do período de chuvas”, afirmou o agricultor Geraldo Balbino.

A Unamaa é uma das maiores referências no apoio comunitário em Alagoas, com 62 associações filiadas nos municípios de Arapiraca, Taquarana, Feira Grande, Lagoa da Canoa e Coité do Nóia.

Presidente da instituição, o líder comunitário Jorge Marques destacou a parceria com a instituição e o apoio ofertado pela gestão do prefeito Luciano Barbosa.

“O município de Arapiraca tem 76 comunidades rurais e o comando da Secretaria de Desenvolvimento Rural está entregue aos agricultores. Quero agradecer ao prefeito Luciano e ao deputado federal Paulão por terem confiado na nossa entidade”, declarou.

Segundo o secretário Genivaldo Oliveira, em quase três semanas de lançamento do programa, mais de 1.800 tarefas já foram aradas. “Com esse apoio, vamos ampliar mais as nossas ações”, acrescentou.

O deputado federal Paulão destacou o alcance social do programa e manifestou apoio à iniciativa.

“Podem contar com o nosso empenho para fazer avançar o setor agrícola no município. O mais importante desse trabalho conjunto é o resultado social: o desenvolvimento no campo e na cidade”, salientou o deputado.

Dívida

O prefeito Luciano Barbosa agradeceu mais uma vez a confiança dos agricultores e das lideranças comunitárias com o lançamento do programa de apoio à produção rural.

“Arapiraca tem uma dívida com o homem do campo. A força do trabalho dos homens e mulheres do campo foi fundamental para o desenvolvimento do município. Cerca de 98% dos proprietários de terra são formados por minifúndios, de um a dez hectares. Arapiraca sempre está se reinventando. Depois da redução do plantio de fumo, criamos o cinturão verde e avançamos na produção de hortaliças. Isso reflete na reforma agrária natural e na distribuição de renda no campo e também na cidade”, ressaltou o prefeito.

A solenidade também contou com a presença do presidente estadual do PT, Ricardo Barbosa; do presidente do diretório municipal do PT, Joãozinho Braúna; de secretários e secretárias municipais; presidentes de associações comunitárias e de moradores, além do vereador Adriano Targino e o ex-prefeito de Feira Grande, Fábio Apóstolo, dentre outras autoridades e convidados.