Os primeiros 112 beneficiários do programa CNH do Futuro já contam com a Carteira Nacional de Habilitação e começam a circular pelas ruas da cidade do Pilar, sem disfarçar a alegria de prover o próprio sustento e, na maioria dos casos, de toda a família. A iniciativa é da Prefeitura Municipal e tem como objetivo ofertar gratuitamente o documento, enquanto ferramenta capaz de transformar vidas.
Segundo o Município, o CNH do Futuro já reúne quase mil inscritos. O programa assiste moradores de Pilar que estão no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), beneficiando, assim, pessoas de baixa renda.
Carlos Kiomaru é um dos 112 alunos da primeira turma para a categoria D. Ele passou por autoescola credenciada pela Prefeitura, foi aprovado nos exames e, portanto, está apto a conduzir veículos cuja lotação excede oito lugares. Hoje, Carlos presta serviço para uma empresa de transporte de passageiros.
“Assim como eu, várias pessoas estão sendo beneficiadas. E a preparação foi excelente. Só tenho a agradecer a todos da Prefeitura pela oportunidade que me foi dada. Vou aproveitar ao máximo a chance que estou tendo de poder trabalhar com o que sempre quis. Inclusive, já tenho outra meta, que é conquistar a categoria E para também dirigir caminhão e viajar Brasil afora. É meu sonho”, conta o motorista.
Sala de aula
E quem ainda está em sala de aula não vê a hora de também receber sua carteira, como é o caso de Douglas Silva, que iniciou na autoescola há pouco mais de um mês e quer ser motorista de van.
“Soube da iniciativa depois que o prefeito [Renato Filho] fez um anúncio em rede social. Não perdi tempo. Já estou na fase prática e espero, em breve, receber a minha CNH”, afirma o candidato.
Todos os inscritos no CadÚnico podem se candidatar a quaisquer modalidades, da primeira habilitação à adição de categoria, a fim de conduzir diferentes tipos de veículos automotores.
Para o prefeito de Pilar, Renato Filho, a CNH do Futuro promove uma verdadeira transformação social ao ampliar a empregabilidade, uma vez que a habilitação abre portas para o mercado de trabalho.
“O programa foi criado para, entre outras situações, acolher quem perdeu o emprego durante a pandemia, mas que enxergou novas oportunidades. A CNH gratuita, portanto, apoia quem mais precisa e não desistiu de seguir trabalhando de forma digna. E seguiremos abrindo novas turmas para que cada vez mais pessoas sejam beneficiadas”, garante o gestor.