A Prefeitura do Pilar lançou, nessa terça-feira (24), um projeto-piloto cuja finalidade é otimizar a realização de consultas por meio de um aparelho acessível à imensa maioria dos cidadãos: o telefone celular. Trata-se da chamada telemedicina, que também proporciona o monitoramento de pacientes, a troca de informações médicas e a análise de resultados de diferentes exames.
O atendimento remoto, inclusive, contemplou 20 usuários somente no primeiro dia de testes. A expectativa é de que a plataforma amplie a assistência prestada à população.
“Iniciamos com um médico cardiologista, mas, em breve, também teremos um endocrinologista. A meta é dar celeridade às consultas e exames, expandindo a nossa capacidade de atendimento para suprir as necessidades de cada paciente. Afinal, a telemedicina traz excelentes resultados e chegou para ficar”, explicou o secretário municipal de Saúde do Pilar, Pedro André Moraes.
Idealizadora da iniciativa, a chefe de gabinete da Prefeitura do Pilar, Fátima Rezende, reforçou o alcance da ferramenta.
“Este programa vai facilitar bastante o acesso da população ao profissional de saúde. Já começamos a atualizar os contatos de cada paciente, para que eles possam enviar e receber mensagens via WhatsApp, sem burocracia. É dessa forma que a Prefeitura garante mais saúde para todos”, destacou.
Campanha
Ainda na terça-feira, a Prefeitura deu sequência à programação da campanha Pilar Cidade Mãe. Desta vez, o palco das ações foi o Conjunto Imburi, onde as equipes da secretaria de Saúde contabilizaram cerca de 200 atendimentos nas mais diversas especialidades, como ginecologia, pediatria e odontologia, com direito, inclusive, à busca ativa para o combate ao câncer bucal.
O Município ressaltou que a saúde da mulher não ficou de fora, bem como o serviço de assistência psicossocial.
“A comunidade ainda recebeu orientação nutricional e participou de atividades físicas com a equipe da Academia de Saúde. Além disso, também atualizamos a caderneta de vacinação de vários moradores da localidade, seguindo o que preconiza o Plano Nacional de Imunização”, emendou o secretário Pedro André.
O prefeito do Pilar, Renato Filho, ressaltou a importância de o Município seguir melhorando a qualidade da saúde pública.
“É um projeto, de fato, inovador. A telemedicina já é realidade nos grandes centros de saúde Brasil afora. Resolvemos trazê-la para a nossa cidade porque entendemos que a tecnologia veio para facilitar a vida das pessoas”, disse o gestor, que distribuiu, na terça-feira, o primeiro lote de 10 mil kits escolares para todos os alunos da rede municipal de ensino, incluindo os estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).