Maceió, AL

30°C
Clear sky

Prefeito conhece estratégia de transformação digital

Renato Filho, do Pilar, esteve em Pernambuco, onde conheceu a empresa pública responsável pelo Conecta Recife
Empresa pública atua no planejamento e implementação da política de Tecnologia da Informação e Comunicação dos órgãos e entidades da administração direta e indireta (foto: Ascom Pilar)

Já imaginou ter um aplicativo em que o usuário pode acessar serviços e informações da prefeitura de forma simples e rápida, sem burocracia? Isso já é realidade no estado vizinho de Pernambuco, onde a Prefeitura do Recife tem impactado positivamente a vida do cidadão com a estratégia de transformação digital desenvolvida pela Empresa Municipal de Informática (Emprel).

A empresa pública atua no planejamento e implementação da política de Tecnologia da Informação e Comunicação dos órgãos e entidades da administração direta e indireta do Município.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


E foi para conhecer melhor essa verdadeira revolução digital que o prefeito do Pilar, Renato Filho, esteve na capital pernambucana, na última semana, onde conheceu a empresa responsável pelo Conecta Recife, que fornece acesso gratuito à internet em pontos estratégicos da cidade.

Com o aplicativo disponível nas lojas virtuais da Apple Store (iOS) e Google Play (Android), o recifense pode acessar mais de 500 serviços e informações, como explica o Chief Technology Officer (CTO) da Prefeitura e vice-presidente da Emprel, Rafael Figueiredo.

“Também é possível solicitar atendimentos como geração de documentos, execução de serviços como capinação e reposição de lâmpadas, entre outros. O cidadão, inclusive, pode acompanhar o andamento de cada solicitação. Já o microempreendedor individual pode consultar o extrato de débitos e gerar boletos de pagamento, por exemplo. Ou seja, isso facilita bastante a vida das pessoas, principalmente as mais vulneráveis”, afirma Rafael, destacando o impacto social da iniciativa que chegou para mudar paradigmas.

“Mesmo com o grande volume de dados que passamos a coordenar, conseguimos construir um sistema proativo frente à urgência por digitalização no Município. Temos 1 milhão e 800 mil pessoas cadastradas, e já contabilizamos mais de 1 milhão de downloads. E a melhoria dos indicadores de Saúde e Educação no Recife é um reflexo desse trabalho”, reforça o gerente de tecnologia da empresa que já conquistou vários prêmios na área de inovação e sustentabilidade.

Desburocratizar

Para o prefeito Renato Filho, desburocratizar o acesso aos serviços públicos é um dever de qualquer gestor.

“Tivemos uma agenda muito positiva. A Emprel fez do Conecta Recife um case de sucesso, algo realmente capaz de transformar muitas vidas. Por isso é que também adotaremos essa ideia para introduzi-la em nossa cidade. Afinal, a tecnologia pode conferir mais eficiência à gestão e, com isso, proporcionar melhores serviços para todos, seja por meio do WhatsApp ou de qualquer outra ferramenta”, avalia o prefeito.

PUBLICIDADE