A Prefeitura de Pilar firmou, nessa segunda-feira (6), um Termo de Cooperação Técnica com a cidade de Sobral, no Ceará, a fim de impulsionar a educação municipal. Por meio da iniciativa, pioneira em Alagoas, a cidade cearense, que tem os melhores índices educacionais do Brasil, vai compartilhar boas práticas em educação, durante os próximos dois anos.
O objetivo é fortalecer o processo de ensino e aprendizagem em Pilar, município que saltou 49 posições no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021, fruto dos investimentos robustos na área.
O termo foi assinado pelo prefeito do Pilar, Renato Filho, e pelos secretários municipais de Educação Herbert Lima, de Sobral, e Clewerton Cavalcante, de Pilar, em seminário realizado na cidade alagoana para profissionais da rede municipal.
A cooperação trará benefícios como a formação continuada de professores e a padronização do conteúdo, contemplando alunos da creche à Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). No evento, o prefeito entregou à Câmara de Vereadores dois Projetos de Lei que reajustam o salário dos servidores efetivos em 10%.
Professores e servidores das duas redes vão trocar experiências e os educadores pilarenses poderão conhecer in loco, no Ceará, as ações implantadas por Sobral, primeira colocada – pela quarta vez seguida – no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb).
A cidade ganhou notoriedade nacional e internacional pelas políticas públicas de educação, com as quais tem alcançado os melhores indicadores do país, com destaque para o Ideb e para o Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic).
Ao contrário do que acontece mensalmente, quando Sobral realiza um seminário presencial para receber os municípios brasileiros interessados em conhecer a experiência, dessa vez o Ceará trouxe o evento para Alagoas, atraído pela primeira escola municipal bilíngue do Norte e Nordeste implantada pela Prefeitura do Pilar.
“É muito gratificante contribuir para o desenvolvimento da educação numa cidade tão pujante como Pilar. Com a cooperação, vamos garantir a formação continuada dos professores e capacitar os diretores, valorizando o magistério, fortalecendo a gestão escolar e avaliando permanentemente a aprendizagem dos alunos”, afirmou Herbert Lima, secretário de Educação de Sobral.
Ações inéditas
Com a educação como eixo principal da gestão, Pilar tem apostado em ações inéditas em Alagoas, como a parceria com o Google For Education e a implantação de internet na casa dos alunos.
Segundo o prefeito Renato Filho, o município pensa em longo prazo, para que os investimentos de hoje se perpetuem na mudança do perfil educacional da população.
“O que fazemos é dar oportunidade ao povo por meio da educação, e assim melhoramos todas as áreas. A redução drástica da violência em Pilar caminhou em paralelo com a melhoria da educação, por exemplo. Não investimos só para melhorar a nota do Ideb, isoladamente, mas para que tenhamos uma sociedade mais justa e uma vida melhor para todos”.
O secretário de Educação de Pilar, Clewerton Cavalcante, destacou que a cooperação técnica não tem custos e beneficiará diretamente cerca de 10 mil estudantes.
“Hoje, Pilar tem a honra de receber uma prefeitura que é referência em educação. E nossa cidade foi escolhida porque também nos destacamos. Não à toa, já caminhamos para 24 escolas na rede, sendo uma delas a bilíngue. Será uma grande troca de experiências para que possamos avançar cada vez mais”, disse.
No evento, a deputada estadual Fátima Canuto relembrou o alto índice de evasão escolar encontrado há seis anos e a mudança radical registrada por Pilar.
“Essa parceria vai aprimorar o trabalho que já é referência em Alagoas. A gestão do prefeito Renato Filho venceu a evasão escolar e quase dobrou o número de alunos matriculados. Tudo isso é resultado de muito trabalho e comprometimento. Não tenho dúvida de que Pilar, muito em breve, também vai alcançar os índices de Sobral”, declarou.