Maceió, AL

30°C
Clear sky

Penedo integra programa nacional de Destinos Turísticos Inteligentes

Conquista faz parte do Programa Turismo Futuro do Brasil, uma realização do BID, em parceria com o Sebrae Nacional
Penedo terá acesso às metodologias internacionais para melhor aproveitamento de informações e tecnologia, no desenvolvimento de políticas públicas e projetos (foto: Ascom Penedo)

Penedo, no Baixo São Francisco alagoano, é um dos 12 municípios brasileiros selecionados para integrar o Programa Turismo Futuro do Brasil, uma iniciativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), realizada em parceria com o Sebrae.

O principal intuito é apoiar as cidades selecionadas com a elaboração de instrumentos de planejamento e a implementação de ações para o fortalecimento e consolidação de estratégias dos Destinos Turísticos Inteligentes (DTI).

PUBLICIDADE


O programa Turismo Futuro do Brasil foi lançado em setembro do ano passado e seu edital estabelece premissas como oportunizar a participação dos municípios incluídos no Mapa do Turismo Brasileiro 2022 do Ministério do Turismo (MTur); proporcionar a representatividade das cinco regiões brasileiras entre os destinos selecionados para o apoio; e selecionar destinos com perfis distintos, de pequeno, médio e grande porte.

Para o secretário de Turismo de Penedo, Jair Galvão, o resultado é de fundamental importância para o desenvolvimento do turismo de Penedo como um destino que usa tecnologia, inovação e sustentabilidade a favor desse setor econômico.

“É um grande privilégio para Penedo ser selecionado entre apenas doze vagas direcionadas a todo o Brasil, sendo um dos três municípios escolhidos do Nordeste, dos quais dois são capitais, Recife-PE e São Luís-MA”, destaca o secretário.

Capacidade

Jair Galvão explica, ainda, que a seleção de Penedo no projeto Turismo Futuro do Brasil “demonstra a capacidade técnica, o empenho da Secretaria Municipal de Turismo e a determinação do Prefeito Ronaldo Lopes para desenvolver e fortalecer o turismo como atividade econômica para toda a população”.

Na prática, a inclusão de Penedo no seleto grupo significa acesso às metodologias internacionais utilizadas para melhor aproveitamento de informações e tecnologia, com sustentabilidade, no desenvolvimento de políticas públicas e projetos.

Além de Penedo, foram selecionados os municípios de Pirenópolis (GO), Bonito (MS), São Luís (MA), Recife (PE), Novo Airão (AM), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), llhabela (SP), Paraty (RJ), Curitiba (PR) e Bombinhas (SC).