Penedo, no Baixo São Francisco alagoano, classificou-se na primeira fase do Programa Turismo Futuro Brasil, uma realização do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Sebrae. A iniciativa contempla os destinos com a elaboração de instrumentos de planejamento e implementação de ações-chave para o fortalecimento e a consolidação de estratégias de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI).
Durante o processo de pré-seleção, cada município participante foi avaliado de acordo com o conjunto de critérios estabelecidos em edital, por uma banca formada por avaliadores do Sebrae Nacional, Sebraes regionais e BID.
”Estamos muito felizes com o resultado da primeira etapa do Programa Turismo Futuro Brasil. Penedo conseguiu avançar e agora estamos focados nos processos da segunda fase. O Destino Penedo tem muita capacidade de ir cada vez mais além, e é essa certeza que nos mantém confiantes, determinados e motivados”, disse o secretário de Turismo, disse Jair Galvão.
A segunda fase do DTI é classificatória e os destinos escolhidos deverão incluir informações adicionais sobre a candidatura no formulário, tanto de cunho qualificativo (resposta a perguntas), como documentais (envio de documentação específica solicitada).
Mais 3 municípios
A avaliação dos destinos contemplará os seguintes critérios: análise da proposta de candidatura do destino e análise da maturidade da gestão e governança turística em aspectos relevantes para o DTI’s.
Além de Penedo, mais três municípios alagoanos foram selecionados no Programa Destinos Turísticos Inteligentes: São Miguel dos Milagres, Marechal Deodoro e Maceió.
“Agora é correr pra segunda fase e torcer para passar. Esse é o resultado de uma gestão compartilhada entre as pastas de Cultura e Eventos, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Esporte e Lazer, enfim, todos os que fazem parte dessa conquista”, comemora a secretária municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de São Miguel dos Milagres, Ana Paula Moura.