Em Penedo, mais de 80% das gestantes usuárias do SUS se submetem a pelo menos seis consultas durante a gestação, em postos de saúde da Prefeitura. O índice é quase o dobro do estabelecido pelo Ministério da Saúde (45%).
Quanto às consultas odontológicas, o índice de gestantes atendidas é de 80% com pelo menos uma consulta. O percentual está acima dos 60% preconizados pelo Ministério da Saúde.
Além disso, 96% das mulheres grávidas assistidas pela rede da Atenção Básica municipal se submetem a testes para sífilis e HIV. Neste caso, a meta oficial é de 60%.
Cobertura vacinal
A cobertura vacinal contra poliomielite e a aplicação da tetravalente em gestantes também superou a meta de 95% de crianças vacinadas, alcançando cobertura de 98%.
Nos atendimentos para homens e mulheres, as consultas para hipertensos atingiram 62%, 12% acima da meta, assim como as consultas com diabéticos, também acima da meta.
Os dados da Prefeitura constam do programa Previne Brasil, estratégia do Governo Federal que afere indicadores específicos na área de saúde, a cada quadrimestre.