Maceió, AL

30°C
Clear sky

ONU reconhe Arapiraca como cidade mais arborizada de AL

Município agrestino é 21º do Brasil com a certificação, resultado de exitosas políticas de arborização e sustentabilidade
Estudantes plantam muda de árvore nativa, em bairro de Arapiraca, Agreste de Alagoas

Arapiraca conquistou o selo de Tree Cities (cidade arborizada, numa tradução livre) da Organização das Nações Unidas e da Arbor Day Foundation pelo êxito das políticas municipais de sustentabilidade.

A cidade é o 21º município do Brasil, o 1º de Alagoas e o 4º da região Nordeste a receber a certificação, estando ao lado das capitais como Fortaleza (CE), João Pessoa (PB) e Recife (PE).

PUBLICIDADE


A conquista é fruto de ações de sustentabilidade desenvolvidas em todo o município, como plantação de mudas nativas ou não do bioma do Agreste do Estado de Alagoas, que é a Caatinga.

Arapiraca Verde e Arbômetro

Os projetos Arapiraca Verde, que viabilizou o plantio de 25 mil árvores, e Arborômetro, um banco de dados para controle da diversidade de espécies; são algumas das iniciativas exitosas.

Recentemente, a Prefeitura nomeou a Área de Preservação Ambiental do Bairro Olho D’água dos Cazuzinhas como APA Jurema, espécie que compõe a flora da região em que Arapiraca está inserido.

Estão sendo organizados o Programa Renasce, de recuperação de nascentes urbanas e suas respectivas matas ciliares, além do Censo Arbóreo, para contabilizar as árvores em espaços públicos.

Importância do reconhecimento

Rosa Lira, secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, destacou a importância do título conferido pro causa dos projetos de sustentabilidade da cidade agrestina.

“Arapiraca leva o nome de uma importante árvore do nosso bioma, a Caatinga, e nada mais junto do que fortalecer não só essa espécie, mas também as demais que fazem parte dele”, comentou.