Os organizadores da Oficina de Sabores no Balanço das Águas reuniram a imprensa, na noite dessa sexta-feira (9), no Restaurante Picuí, em Maceió, para o lançamento do projeto. A celebração da riqueza gastronômica do Baixo São Francisco, Sertão de Alagoas, acontecerá no icônico povoado Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar, de 1º a 11 de agosto.
Responsável pela organização do evento, Maria Amélia Vieira afirma que o propósito primordial é criar uma possibilidade de diálogo entre as comidas contemporânea e de identidade local. Oficinas e palestras promovidas por chefs renomados vão capacitar os habitantes na área gastronômica, com foco na implementação e no desenvolvimento do turismo na região.
“A Ilha do Ferro é um território criativo, turístico, que virou moda e precisa, urgentemente, de uma força nessa parte da gastronomia. Trata-se, portanto, de uma qualificação. Foram 50 vagas disponibilizadas entre as pessoas da Ilha do Ferro e dos assentamentos próximos. A gente já conseguiu, em pouquíssimo tempo, em menos de um mês, preencher todas as vagas. Além disso, vai haver palestras para o público em geral sobre gastronomia, economia criativa, cultura e turismo”, citou Maria Amélia.
A iniciativa propõe um intercâmbio entre mestres da culinária contemporânea e guardiões dos saberes tradicionais, promovendo a fusão entre técnica e ancestralidade. Um desses mestres é Wanderson Medeiros.
Nascido no coração do sertão paraibano, ele cresceu entre os aromas das panelas de sua mãe e avó. Proprietário do restaurante Picuí e buffet WGourmet, seu repertório resgata memórias afetivas e enaltece a riqueza da culinária nordestina.
“Vai ser uma aula bem dinâmica. Não será aquela aula que você fica só assistindo. Eles vão cozinhar, de fato; vão virar cozinheiros também junto com a gente. Vamos mostrá-los que o ingrediente deles tem muito valor, seja no sabor ou na apresentação”, explicou Wanderson Medeiros.
A iniciativa contemplará não apenas a Ilha do Ferro, mas também as comunidades circunvizinhas, como Mato da Onça e Assentamentos Alemar e Riacho Grande, promovendo um encontro entre os sabores do rio, da terra e do sertão.
A Oficina de Sabores no Balanço das Águas é viabilizado pelo patrocínio do Magazine Luiza, com aprovação da Lei de Incentivo à Cultura, reafirmando o compromisso com a valorização das cadeias produtivas locais e o fortalecimento da economia criativa.
Conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar. O secretário municipal de Turismo, Marcos Monteiro, prestigiou o lançamento da Oficina de Sabores no Balanço das Águas e destacou a importância do evento para a consolidação do destino turístico.
“A participação de grandes chefs só tem a acrescentar à cidade, dar notoriedade, visibilidade a Pão de Açúcar, em especial à Ilha do Ferro, que é o nosso grande diamante. O lugar está sendo tratado como um diamante a ser lapidado. Agora, essa lapidação tem que ser com muita cautela para a gente não atrapalhar o lugar”, ponderou o secretário.
Ele revela que a hotelaria de Pão de Açúcar tem crescido, sobretudo na Ilha do Ferro. De 2021 a maio deste ano, o quantitativo de leitos no município saltou de 50 para 350 unidades.
“O prefeito Jorge Dantas está trabalhando com muita cautela para a gente fazer o turismo bem feito. O saneamento da cidade já está começando e o da Ilha do Ferro, encontra-se na fase final de projeto para dar início às obras, porque turismo sem saneamento não é turismo”, pondera o secretário.
Serviço
- Local: Povoado Ilha do Ferro, Pão de Açúcar – AL
- Data: 01 a 11 de Agosto
- Atividades gratuitas
- Inscrições: serão realizadas presencialmente nas comunidades
- Instagram: @oficinadesaboresnasaguas
- Para mais informações, entre em contato: (82) 99999-8743