Vinte e um municípios alagoanos foram premiados pelo Game Cidade Empreendedora e 26 com o Selo Sebrae de Referência em Atendimento. As iniciativas são do Sebrae Alagoas e visam criar um ambiente de negócios sustentável, inovador e competitivo, promovendo o desenvolvimento econômico e social no estado.
As premiações reconhecem avanços na gestão municipal e no empreendedorismo local, fortalecendo os pequenos negócios. A entrega dos prêmios aconteceu nessa sexta-feira (6).
A premiação teve início com o Game Cidade Empreendedora, realizado a cada dois anos, e que, nesta edição, abrangeu os ciclos de 2023 e 2024.
Um total de 21 municípios foram premiados com base em dez eixos estratégicos. As cidades foram reconhecidas nas seguintes categorias: Gestão Municipal, Lideranças Locais, Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Inclusão Produtiva, Marketing Territorial e Setores Econômicos, Cooperativismo e Crédito e Inovação e Sustentabilidade.
A entrega dos prêmios foi feita em duas etapas: a primeira por eixo e a segunda com a premiação geral para os três primeiros colocados, com base na somatória total de pontos obtidos em todos os eixos. O município de Delmiro Gouveia foi o grande destaque, recebendo nove prêmios, tanto no Game quanto no Selo Sebrae.
Após a premiação do Game, os municípios foram reconhecidos pelo trabalho realizado nas Salas do Empreendedor. O Selo Sebrae de Referência em Atendimento tem se consolidado como uma importante iniciativa para o fortalecimento do empreendedorismo local.
O principal objetivo do selo é incentivar a excelência no atendimento das Salas do Empreendedor, levando em consideração critérios como divulgação de editais, elaboração de planos anuais de trabalho e avaliação realizada por um cliente oculto contratado em nível nacional.
Em 2024, 67 Salas se inscreveram para a premiação. Dessas, 18 receberam o selo ouro, sete o selo prata e uma o selo bronze, totalizando 26 municípios premiados.
O município de Pilar recebeu o Selo Bronze, enquanto os selos Prata foram para Flexeiras, Marechal Deodoro, Penedo, Poço de Trincheiras, Porto Calvo, Rio Largo e Traipu.
Maragogi
Os Selos Ouro foram concedidos a Batalha, Delmiro Gouveia, Girau do Ponciano, Limoeiro de Anadia, Maceió (com as Salas do Empreendedor dos bairros Benedito Bentes, Sefaz, Shopping Farol e Shopping Mangabeiras), Maragogi, Palestina, Pão de Açúcar, Pariconha, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, São Miguel do Campos, Taquarana e Teotônio Vilela.
As Salas do Empreendedor que conquistaram o Selo Ouro automaticamente entram na disputa pelo Selo Diamante, uma distinção de excelência máxima em âmbito nacional. Maragogi foi um dos destaques da premiação.
“Pelo terceiro ano consecutivo a Sala do Empreendedor de Maragogi recebe o Selo Ouro Referência em Atendimento. Agradeço a todos os servidores da Secretaria Municipal do Trabalho, bem como Sala do Empreendedor pelo amor ao servir que deu grandes frutos e reconhecimento”, celebrou a secretária municipal do Trabalho, Poliana Nascimento.