A Prefeitura de Arapiraca recebeu da Companhia para o Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) 36 minitratores, que serão utilizados por pequenos e médios produtores de hortaliças.
A mecanização, explica a Prefeitura municipal, vai contribuir para o sustento de 450 famílias que sobrevivem, pro exemplo, do plantio de alface, coentro, couve, cebolinha, tomate, entre outras culturas.
Estas famílias produzem dentro do chamado Cinturão Verde de Arapiraca, em área de 4 mil hectares. O plantio depende de cada cultura específica com a média de 2 a 5 hectares por produtor familiar.
Assistência técnica
Os horticultores contam com apoio e assistência técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR), Codevasf, Governo do Estado e de sindicatos e associações comunitárias locais.
Para o secretário municipal de Agricultura, Genivaldo Oliveira, os equipamentos viabilizados pelo Governo Federal devem fortalecer a produção agrícola do Cinturão Verde do município.
“O objetivo é que cada máquina fique o mais próximo possível do beneficiário, sem custos com deslocamento, o que facilitará as atividades de preparação do solo e de colheita mecanizada”, explicou.
Ampliar mecanização
Uma das agricultoras capacitadas para o uso das máquinas foi Welma Celestino. Como professora de uma escola de campo, recebe nova capacitação para ampliar a mecanização da agricultura familiar.
“Temos um conhecimento maior que vai ser usado para trabalhar na escola de campo. Essa atividade somente enriquece nosso conhecimento como professora e agricultora”, declarou.