A Sala de Cinema Mestre Duda vai ser inaugurada no bairro de Canafístula, em Arapiraca, no domingo (30), às 20h. Objetivo é fazer do local ponto de encontro para os amantes do cinema e da cultura.
Sessões de filmes, debates e outras atividades artísticas serão promovidas no espaço, montado na Associação dos Moradores do Bairro Canafístula, um dos mais tradicionais do município agrestino.
Recursos federais
O espaço foi viabilizado pelo operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), por meio da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal.
“A Sala de Cinema Mestre Duda é um exemplo do que podemos alcançar quando há investimento e compromisso”, explica a secretária estadual de Cultura, Mellina Freitas.
Ela destaca a importância de se levar o audiovisual para “mais perto da nossa gente”. Diz que “será um ponto de encontro onde a comunidade poderá se ver, se reconhecer e fortalecer sua identidade”.
Quem foi mestre Duda?
A sala recebe o nome de Mestre Duda, reconhecido como Mestre Griô pelo Ministério da Cultura, e uma das figuras mais importantes da cultura popular de Arapiraca.
Conhecido por sua oralidade e pela preservação de tradições como o reisado, o saudoso mestre influenciou gerações e deixou um legado vivo na memória da comunidade.